COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 30.08.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Pioneirismo – O 19 de agosto marcou uma data especial para a Aviação Agrícola: os 75 Anos desta atividade. Um voo de combate a gafanhotos em Pelotas, em 1947, fez do 19 de agosto o Dia Nacional da Aviação Agrícola e deu ao País a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do planeta. No comando estava Clóvis Gularte Candiota, então com 26 anos de idade, porém um dos mais experientes pilotos da região – “filho” da campanha ‘Dê Asas ao Brasil’, que equipou aeroclubes nos anos 40 e veterano dos voos de patrulha na costa gaúcha na Segunda Guerra Mundial. Junto com ele, o agrônomo Antônio Leôncio de Andrade Fontelles, chefe do posto local do Ministério da Agricultura, se preparava para colocar em funcionamento um equipamento pulverizador, que ele havia encomendado de um funileiro local e havia sido acoplado ao avião. O projeto do aparelho havia sido copiado de publicações estrangeiras. E eles estavam prestes a tentar uma técnica que havia surgido 26 anos antes, nos Estados Unidos. A nuvem de gafanhotos sobre a qual haviam recebido o alerta de agricultores da região acabou interceptada ao final da tarde, na altura do atual bairro Areal – na zona leste da cidade. Os insetos estavam se assentando onde então era uma área rural. Feita a aplicação, Candiota e Fontelles não conseguiram confirmar imediatamente se a operação havia dado certo, mas ela foi um sucesso. Foi assim que o 19 de agosto de 1947 marcou o início da Aviação Agrícola no Brasil e Candiota viria a se transformar no seu patrono. Mais um pioneirismo de Pelotas que mercê registro neste agosto de 2022.

***

Porto de Rio Grande – A Portos RS realizou reunião de diretoria com o objetivo de debater as questões de segurança do Porto do Rio Grande. O encontro também contou com a participação do gerente do setor de Saúde e Segurança no Trabalho, que está diariamente em contato com os trabalhadores. Foi pauta da reunião a nova redação da Norma Regulamentadora (NR) 29, que deverá entrar em vigor no mês de setembro. A instrução normativa tem por objetivo estabelecer as medidas de prevenção em segurança e saúde no trabalho portuário e as diretrizes para implementação do gerenciamento dos riscos ocupacionais.

***

Saúde – A direção do Hospital Monporto, em Rio Grande, recebeu a visita de representantes do Movimento Aliança Pelotas juntamente com a presidência da Associação Médica do Rio Grande do Sul.  O Hospital está em construção e será referência regional no atendimento de convênios e particulares. A inauguração está prevista para junho de 2023. As duas comitivas foram recebidas no Monporto pelo diretor-presidente Dr. Rafael Avancini, pelo diretor financeiro Dr. Marcelo Molinari e pelo diretor clínico, Dr. Yuan Ting Hsu. O Hospital Monporto, da Rede de Saúde Açores, está sendo construído em um terreno de 15 mil metros quadrados. O novo hospital terá 9,3 mil metros quadrados na fase inicial.  Estão sendo investidos cerca de R$90 milhões entre a construção da edificação, compra de equipamentos, mobiliário, ativos de TI e capital de giro. Estão sendo gerados 150 empregos diretos durante a construção, além de 200 empregos indiretos.  Já na primeira fase de operação, serão 450 empregos diretos e 150 indiretos. A capacidade inicial do hospital será de 75 leitos hospitalares, incluindo quartos com dois leitos, apartamentos, terapia intensiva e hospital-dia. Conforme a demanda, o hospital já estará preparado para atingir 200 leitos.

***

Guia – A Prefeitura de Canguçu lançou no dia 19 de agosto o guia “Canguçu, cidade para investir”, documento que reúne informações econômicas e turísticas e destaca oportunidades e potencialidades do município com o objetivo de atrair investidores e alavancar o desenvolvimento da região. O projeto é uma realização conjunta entre o Município e o Sebrae RS, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora. São sete páginas que apresentam o potencial da economia local, a força agrícola, as perspectivas para o comércio, a diversidade de produção, os índices de investimentos e resultados alcançados pelo município. O material também está disponível em formato digital, no site da Prefeitura, na aba turismo.

***

Até a próxima!

Comentários