Diretor do IPHAE, Renato Savoldi, visitou as obras de restauração da nave central da igreja e avaliou estrutura montada no canteiro de obras
Andaimes instalados, equipes preparadas e um cronograma de nove meses a ser cumprido para a completa restauração da cobertura da nave central da Catedral São Francisco de Paula. Com esse roteiro em mãos, o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Renato Savoldi, visitou no último sábado(27) o início das obras na igreja. Ele esteve acompanhado do padre Luiz Boari e da arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural – responsável pelo projeto. “Já nesta primeira etapa encontramos a montagem do canteiro de obras com uma estrutura de grande porte e qualificação, o que facilitará cada passo no processo de restauro”, destacou Renato.
De acordo com Simone, em uma obra desta proporção a estrutura de suporte para mobilidade das equipes é fundamental para segurança e agilidade das etapas. Na semana passada foi feito um diagnóstico in loco das condições do madeiramento e telhas, juntamente com o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, da empresa Arquium Construções e Restauro – responsável pela execução da obra. “Esta prospecção nos permitiu analisar as reais condições da estrutura existente, dando subsídios para avaliarmos com mais precisão a situação do telhado”, observou Simone. Durante as análises estruturais, algumas descobertas foram feitas. Já no primeiro momento, uma data impressa em estuque, com o ano de 1954, chamou a atenção dos profissionais. São surpresas positivas, que serão analisadas com calma e posteriormente compartilhadas, como parte de uma pesquisa histórica. “Ficamos contentes ao ver que já nesta primeira vistoria foram feitas descobertas iniciais”, avaliou Renato.
O reconhecimento da importância artística, histórica e cultural da Catedral São Francisco de Paula está sacramentada no Livro Tombo do IPHAE desde 2011, com o tombamento estadual do templo. Em 2018, esse abraço ganhou o país com o seu reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dentro do Conjunto Histórico de Pelotas.
A arquiteta explica que o objetivo ao longo das etapas da obra em andamento é criar um diário de obras para que a comunidade possa compreender todos os passos de um projeto de restauro. “Teremos também um foco nas curiosidades, mostrando o quanto estes achados permitem uma melhor compreensão do processo construtivo ao longo dos tempos”, complementa Simone. As informações serão divulgadas na imprensa, através das mídias sociais da Catedral e em eventos culturais promovidos pelas equipes do projeto, como a Semana Cultural da Catedral, que ocorre anualmente em novembro.
PROJETO – Com previsão de duração até maio de 2023 a obra de restauro da cobertura acontece em tempo de evitar a degradação do madeiramento do telhado, dos forros de estuque e das pinturas murais, que atualmente sofriam as consequências da umidade proveniente da ação do tempo. A iniciativa é financiada via Pró-cultura – Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com o patrocínio da Josapar, apoio de Biscoitos Zezé e produzido pela Perene Patrimônio Cultural.