O ato de entrega da obra de restauro da Torre Sul da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula aconteceu quinta-feira(16) com diversificada programação
A Torre Sul da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula foi iluminada já ao anoitecer de quinta-feira(16). O ato simboliza a conclusão do restauro da torre, que teve sua construção iniciada em 1845 e concluída oito anos depois. Este é mais um passo no caminho que dá luz à preservação deste importante patrimônio. O projeto foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com o patrocínio integral da Josapar, no total de R$ 660 mil. O templo possui tombamento tanto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), como pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dentro do Conjunto Histórico de Pelotas.
Para comemorar o persistente empenho pela manutenção da igreja – que já dura duas décadas, a Comissão de Restauro da Catedral São Francisco de Paula convida a comunidade a prestigiar a programação. A partir das 16h30 o público pode prestigiar a Feira de Economia Criativa, que reúne 21 empreendedores locais, na Praça José Bonifácio. Na sequência, às 18h, o pároco da Catedral, Luiz Boari, celebra uma Missa festiva. Na sequência, acontece um ato em frente à igreja, reunindo comunidade e autoridades, para oficializar a entrega da obra de restauro, que durou dez meses, sob coordenação da Perene Patrimônio Cultural. “Queremos traduzir a nossa gratidão por essa conquista, em uma programação que envolva e emocione a comunidade pelotense, por isso convidamos todos a estarem presentes neste momento”, destaca Boari.
A data apresenta os trabalhos dos alunos da Educação Patrimonial do Instituto São Benedito, Colégio Gonzaga e Escola Estadual Monsenhor Queiroz. Inaugura também a exposição “De Capela à Catedral: 209 anos de história da Igreja Matriz de Pelotas”, que faz uma linha do tempo histórica, com dados reunidos pelo historiador Darlan Marchi. A mostra retrata os bastidores da obra de restauro da Torre Sul, que enfrentou alguns desafios e contou com uma dedicada equipe liderada pela arquiteta Simone Neutzling. Segundo ela, um deles foi o trabalho em altura, já que a torre possui cerca de 30 metros. “A restauração contemplou uma diversidade de serviços, desde a parte superior da cúpula – através da restauração da cruz metálica, todos os seus revestimentos externos, e dos ambientes internos”, observa a proprietária da Perene Patrimônio Cultural. Ela lembra que também foi primordial o processo de manutenção da antiga técnica construtiva artesanal do cimento penteado. O arquiteto Jaime Cassiano Tams Gasperin, responsável pela administração da obra, destaca a dedicação da equipe da JC Tor para encontrar a receita ideal do cimento penteado. Outro detalhe que ganha luz são os arcos que fazem a sustentação estrutural da torre, que por muito tempo estiveram escondidos pelo acabamento à base de cal. “Optamos por mostrar essa janela do tempo, desta técnica do arco como estrutura e fizemos a decapagem de toda essa tinta e colocamos apenas uma resina para que o tijolo pudesse ficar aparente”, complementa Cassiano. Em breve a comunidade poderá agendar visitas para ver de perto a beleza das ações que fazem parte do universo da preservação.
Serviço:
Ato de entrega d a obra de restauro da Torre Sul da Catedral São Francisco de Paula
16h30
- Feira de Economia Criativa* na Praça José Bonifácio.
- Exposição de trabalhos dos alunos da Educação Patrimonial.
- Exposição “De Capela à Catedral: 209 anos de história da Igreja Matriz de Pelotas”.
18h
- Missa Festiva, seguida de cerimônia em frente à igreja iluminada, com violinista Leonardo Oxley.
Expositores Economia Criativa*:
o Salsatolep Molhos Artesanais
o Ama Culinária Saudável
o Anicca Cosmética Natural
o Leve
o Espaço Ecoar
o Dom Feliciano Azeites
o Sextil Venüs
o Nina Garimpa
o Ana Banana
o Bijoutzen
o O Retratista – Satolep
o Ateliê Meio do Céu
o Dekorat Pelotas
o Recanto do Bonsai
o Sucos Quinta Martins
o Tricotrama
o Balaio do tricô
o Helen Lima – Arte Reborn
o É Pra Ti Ateliê
o Artesanato da Maga
o Vasinhos de Cimento