FESTA LITERÁRIA APRESENTA PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AO ESCRITOR ALDYR GARCIA SCHLEE

Evento acontece neste sábado no Mercado Central de Pelotas

Neste sábado, dia 18 de dezembro, das 16h às 22h, acontece a Movida Schlee – Festa Literária no Mercado Central de Pelotas. O evento, idealizado pelo artista plástico, escritor e editor de Edições Ardotempo Alfredo Aquino, apresenta uma intensa programação cultural em homenagem à memória do escritor Aldyr Garcia  Schlee (1934-2018). Na ocasião também ocorre a inauguração do Espaço Schlee.
Na Movida Schlee estão sendo lançados 16 livros novos de 7 autores notáveis e premiados recentemente. Ayalla de Aguiar (premiada agora em Portugal), Mariana Ianelli (Prêmio Minuano 2021), Cleonice Bourscheid (Luxembourg Art Prize – Mérito Artístico), João Félix Soares NetoLuiz Carlos VazPaulo Rosa e Martim César (Prêmio Pindorama 2021 – UFPel / UNIPAMPA / UFSM). E serão lançadas canções inéditas sobre a obra literária de Schlee. E, ainda, um Sarau Visual – ExpoPhotos do fotógrafo Gilberto Perin e shows do Náufragos UrbanosMaurício BarcellosSulimar Rass e Paulo Timm.

Aquino observa que Schlee estimulava a todos, escrevia como ninguém, estava sempre imaginando algo novo para acontecer no momento em todos estavam parados – essa é a motivação da MOVIDA SCHLEE, reunir escritores, artistas, músicos e poetas, mostrar seu trabalho, apresentar suas criações, fazer circular suas palavras e suas escritas, a sua poesia e a sua música, as suas imagens e seus filmes. “Schlee faz falta, muita falta. Disso sabemos a cada dia que passa. Esse é o motivo dessa lembrança e aos seus livros, do estímulo aos seus colegas escritores e criadores. Os seus livros estão aí para serem lidos e redescobertos em seu Universo infindável.”

ALDYR GARCIA SCHLEE

Nascido em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, a 22 de novembro de 1934, sobre a fronteira com o Uruguai, Aldyr Garcia Schlee foi escritor fronteiriço e tradutor bilíngue, que escreveu e publicou sua obra tanto em português como em espanhol. Com larga carreira no jornalismo, nas artes gráficas e no magistério superior do Brasil, foi desenhista profissional (vencedor, em 1953, de concurso nacional para a escolha do uniforme da Seleção Brasileira de Futebol), jornalista (ganhador do Prêmio Esso de Reportagem, em 1962) e Doutor em Ciências Humanas, que atuou por mais de 30 anos em várias áreas de seu conhecimento na Universidade Federal de Pelotas (onde chegou a Pró-Reitor de Extensão e Cultura) e na Universidade Católica de Pelotas (onde fundou o Curso de Jornalismo), concluindo sua carreira universitária como professor-visitante do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre.

Serviço:

MOVIDA SCHLEE

Festa Literária no Mercado Público de Pelotas –

Espaço de Leitura Schlee –

Dia 18 de dezembro de 2021 – Das 16h às 22h

Lançamento de Livros de Escritores Premiados – 16 Novos Livros

Homenagem a ALDYR GARCIA SCHLEE

Data: 18 de dezembro de 2021

Local: Pátio Interno do Mercado Público de Pelotas

Largo interno: Confeitaria Imperatriz / Restaurante Cavalo Branco / Artesanato Bichos do Mar de Dentro

Espaço de Leitura Schlee

Horário: Das 16h até 22h

Programação:

Presença de 7 grandes autores e Lançamento de 16 Livros Novos

LUIZ CARLOS VAZ – Lançamento de A HISTÓRIA DE ABEL

(Crônicas – Memórias) – Autógrafos

PAULO ROSA – Lançamento de ANDAR TÉRREO

(Crônicas) – Autógrafos

AYALLA DE AGUIAR – Lançamento de TRÊS METADES DE MIM

(Poesia) – Autógrafos – Escritora recentemente premiada em Portugal Literatura Lusófona – Livro publicado em Lisboa / Portugal

Lançamento TERRA – UMA POÉTICA DE NÓS (Poesia Lusófona)

JOÃO FÉLIX SOARES NETO – Lançamento de A FORJA DO SALUS

(Romance) – Autógrafos

CLEONICE BOURSCHEID – Lançamento de AVE, TEKOHÁ (Livro de Arte, Poesia e Fotografia) / Lançamento CURUMIM (Livro Infantil) / – Lançamento de VOVÔ, VICENTE E O VENTO (Livro Infantil)

Autógrafos – Escritora multi premiada no Exterior com os livros de sua Série AVE : Ave, Pássaro / Ave, Flor / Ave, Água – Autógrafos

AVE,TEKOHÁ – Prêmio Mérito Artístico LUXEMBOURG ART PRIZE 2021 – Luxembourg

MARIANA IANELLI – Lançamentos de AMÉRICA (Livro de Poesia e Arte) / Lançamento de MORADAS (Poesia) / Lançamento de MANUSCRITO DO FOGO (Antologia Poética) /

Lançamento de DIA DE AMAR A CASA (Crônicas) – Livro Vencedor do Prêmio Minuano de Literatura (Crônicas) 2021 IEL – Secretaria de Estado da Cultura RS – Lançamento de DIA NO ATELIÊ (Livro Infantil).

4 vezes finalista do Prêmio Jabuti / Prêmio Honra ao Mérito Casa de las Américas (Havana -Cuba) / Prêmio Bunge – Melhor Poeta Jovem Brasileira / Editora de Poesia do Jornal RASCUNHO (Curitba) / Destaque da Jornada Internacional de Literatura em Passo Fundo RS

Participante do Printemps de Poètes – Em Paris e Rennes, a convite da Universidade de Paris e da Universidade de Rennes 2 (França) – Autógrafos

MARTIM CÉSAR – Lançamento de SOTERRADOS (Livro de Arte e Poesia) e Lançamento de UM PAÍS ALÉM DOS MAPAS (Contos) – Escritor , Poeta. Compositor e Letrista (multi premiado). Lançamento de SANGRADOURO (Contos)

Lançamento de CDs – Náufragos Urbanos – RELÓGIOS DE AREIA (NOVO)

SOTERRADOS – Prêmio Cultural PINDORAMA 2021 – POESIA – UFPel / UNIPAMPA / UFSM

19h30 Palavra do Secretário da Cultura

Sr. PAULO PEDROSO e Palavra da Prefeita, Sra. PAULA MASCARENHAS sobre o Evento Cultural © MOVIDA SHLEE.

20h – SARAU VISUAL – ExpoPhotos de GILBERTO PERIN – Espetáculo Visual: Projeção Dinâmica de Imagens.

Apresentador: MARTIM CÉSAR

20h15 – Show de MAURÍCIO BARCELLOS (Cantor e compositor Vencedor da Califórnia da Canção) – Duas Canções para Aldyr Garcia Schlee (Inéditas). Poema de Martim César e “Alfonsina e o Mar” – Projeção de Vídeo gravado.

20h30 – Show de RÔ BJERK e RICARDO FRAGOSO – Lançamento de CD Relógios de Areia Náufragos Urbanos – Autógrafos

Show Musical

com a participação especial de SULIMAR RASS e PAULO TIMM, com três canções em Homenagem aos Contos de Aldyr Garcia Schlee.

Depoimentos:

“Creio que a Movida Schlee será um momento que marcará época, tanto pela ideia do evento em si, unindo diversas artes: músicos, escritores, projetistas visuais, em um local tão cultural como é o Mercado Público pelotense, bem como pelo escritor homenageado, um dos maiores do nosso tempo e da nossa região do planeta. Quanto ao meu vínculo com Aldyr Garcia Schlee, posso relatar que é oriundo de duas vias – como também dois lados tem a nossa fronteira – primeiro, por sermos conterrâneos, nascidos ambos sobre a linha divisória da América de língua portuguesa (Brasil) com a América de Língua espanhola (Uruguai). E, em segundo lugar, por tê-lo como um mestre inigualável, de mesmo sentido sobre a vida, e que sempre apoiou meus escritos, demonstrando assim sua generosidade habitual.”

Martim César

“Convivi com o Schlee por quase 50 anos. Recebi dele, e da Marlene, sempre muito carinho e atenção, de forma que me fiz leitor junto com a família Schlee. Ele fez o prefácio do meu primeiro livro, o de fotografias, e fez parte da minha banca de Mestrado. Agora, participar dessa programação da Ardotempo, a Movida Schlee, junto com outros tantos renomados autores, é motivo de muito orgulho para mim. Tenho certeza que o Schlee também está muito orgulhoso de todos nós. Alguns são suas “crias”, muitos, seus amigos de décadas… e, certamente, todos nós, somos seus leitores e admiradores.”

Luiz Carlos Vaz

“Escrever sobre o Schlee é escrever sobre um homem múltiplo: contista, ensaísta, doutor em ciências humanas, desenhista, acima de tudo um grande contador de histórias. Amigo necessário, amigo múltiplo!”

Cleonice Bourscheid

“Esse evento parece vir aplacar nossa sede de vida cultural, depois de tanto tempo de confinamento. E a festa ser uma homenagem ao Schlee é também chamá-lo para estar aqui de novo, entre nós, com seus livros. É em torno dessa vida dos livros que nos reunimos.

Sou leitora dos contos de Schlee. Também tive o prazer de escrever um poema em homenagem a ele para o livro “Conte-me um conto, mas que seja lindo e feio como a vida” (Ed. Ardotempo, 2019).”

Mariana Ianelli 

Comentários