COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 24.05.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

NegóciosO sistema hidroportuário gaúcho foi destaque na palestra do gerente comercial do Tecon Rio Grande, Rodrigo Velho, durante a 25ª edição do Encuentro de Protagonistas, realizado no Hotel Radisson Victoria Plaza, em Montevidéu, no Uruguai, na semana passada. Com o tema “Uruguai, origem e destino de novos negócios”, o encontro contou com a participação de representantes do país organizador, do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Durante seu de manifestação, Rodrigo apresentou aos participantes o complexo portuário do Rio Grande e projetos estruturantes que estão sendo desenvolvidos no município, como o Rio Grande Porto Indústria que visa captar investimentos para o maior distrito industrial do estado. No local estão instaladas as principais empresas do setor de indústria e logística, entre elas o Tecon.

***

Oceantec – No último dia 11, a FURG recebeu a visita de representantes da empresa Enerfin, que está prospectando a realização de um projeto de hidrogênio verde com instalação em Rio Grande. A recepção aconteceu no Parque Científico e Tecnológico da universidade (Oceantec), onde os visitantes puderam conhecer a capacidade instalada e as possibilidades de transformação tecnológica que a instituição pode oferecer. Na ocasião, também estiveram presentes a pró-reitora de inovação e tecnologia da informação, Danúbia Espindola; representantes da Casa Civil, Portos RS, Executivo Municipal, e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).  O Parque Científico e Tecnológico – Oceantec tem como objetivo fomentar novas economias da área da tecnologia orientadas pelo empreendedorismo inovador, e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região. Inaugurado em novembro de 2017, o Oceantec abriga hoje empresas nas áreas de Tecnologia da Informação, Computação, Automação e Engenharias, Tecnologias para Indústria, Comércio, Serviços e Energias renováveis.

***

Sondagem – Apesar de subir de 55,8 para 56,1 na passagem de abril para maio, o resultado do Índice de Confiança do Empresário Industrial gaúcho (ICEI-RS), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), pode ser considerado uma estabilidade, que vem desde março, quando chegou a 55,9 pontos. Acima de 50 e da média histórica de 54,1, indica que a indústria gaúcha segue confiante, porém, entre agosto de 2021, o ponto de máximo mais próximo, e março de 2022, o índice total perdido havia sido de 8,8 pontos, impactado, principalmente, pelas dificuldades na cadeia de suprimentos e pelo aumento de custos de produção. O Índice de Condições Atuais subiu 0,5 ponto em maio, para 50,4, praticamente na marca divisória de 50, o que indica condições inalteradas nos últimos seis meses. A estabilidade sugerida, porém, resulta de avaliações discrepantes dos empresários, que percebem piora nas condições da economia brasileira (47,8 pontos) e melhora nas condições das empresas (51,7 pontos). Este mês, 31% das empresas notam agravamento na situação da economia brasileira, ante 23,8% que consideram as condições da economia melhores – os 45,2% restantes não veem mudança. No caso das empresas, 20,5% assinalam piora e 27,6%, melhora.

***

Destaque – A Escola de Ensino Médio SESI Eraldo Giacobbe, aqui de Pelotas, foi a vencedora da etapa estadual do prêmio Sebrae Educação Empreendedora. A escola ganhou a primeira colocação na etapa nacional da iniciativa apresentando o projeto “Beep Factory: Um Dispositivo para aumentar a segurança de pessoas surdas ou com limitações auditivas na indústria”. O Prêmio Sebrae Educação Empreendedora foi criado com o objetivo de reconhecer a atuação de professores do ensino fundamental, médio, educação profissional e ensino superior em todo o país, que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos.

***

Até a próxima!

Comentários