COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 01.03.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Terceiro setor – Foi inaugurada em Porto Alegre a nova sede da Fecomércio-RS. O evento aconteceu na última terça-feira, 22 de fevereiro de 2022. A Casa do Comércio Gaúcho está localizada no bairro Anchieta, em Porto Alegre, num espaço de 37 mil metros quadrados, que abriga a parte administrativa da Fecomércio-RS, do Sesc/RS e do Senac-RS. A obra é fruto de um projeto pensado para agregar mais eficiência e inovação na condução de iniciativas e ações em favor do setor terciário no estado: “Nossa obra teve um orçamento de construção de mais de R$ 220 milhões. Além de imponente e sustentável, a nova sede ficou mais funcional, permitindo que os trabalhos de Sesc, Senac e Fecomércio sejam executados de forma ainda mais eficiente”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. O governador Eduardo Leite e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, também participaram da inauguração.

***

Agilidade – Com a entrada em vigor da Lei de Liberdade Econômica, em novembro passado, Rio Grande passou a liderar o ranking nacional de dispensas de alvarás e licenças, elaborado periodicamente pelo Ministério da Economia. A nova legislação é resultado concreto do eixo de Desburocratização do Programa Cidade Empreendedora, fruto da parceria entre o Sebrae RS e a Prefeitura. A partir dela, os processos de abertura de empresas foram simplificados e 1.155 atividades de baixo risco, dispensadas da necessidade de licença prévia.

***

Novidade – A Casas Bahia abriu sua loja no Partage Shopping Rio Grande, no último dia 24. A operação foi anunciada no fim de 2021 e será a primeira grande abertura deste ano. Desde que a loja foi anunciada, o ritmo das obras acelerou permitindo a inauguração ainda neste 1º bimestre. A chegada da rede nacional de varejo, uma das maiores da América Latina e que deve gerar cerca de 30 empregos diretos, reforça as perspectivas positivas para 2022 no Partage Shopping Rio Grande.

***

Porto – A avenida Honório Bicalho, do Porto de Rio Grande, começou a receber melhorias na sua pavimentação. Uma parceria entre a Porto RS e a Prefeitura Municipal do Rio Grande, uma série de outros projetos serão realizados no entorno e no interior do porto. As obras têm como objetivo melhorar as condições de trafegabilidade no Porto e também minimizar os impactos causados ao trânsito. Entre as modificações, serão criadas vagas de estacionamento temporário de caminhões, medida que permitirá aos motoristas buscar informações sobre o horário de carregamento sem causar transtornos ao trânsito. Uma área sinalizada de estacionamento exclusivo para veículos de carga também será disponibilizada ao lado direito da Avenida Honório Bicalho, no sentido Centro – Porto, o que também se refletirá em mais fluidez e segurança para quem se desloca pela via.

***

Sebrae – A pandemia e as medidas de isolamento social atingiram o faturamento de praticamente todos os pequenos negócios no país. Para driblar essa situação, as micro e pequenas empresas tiveram de inovar e investir nas estratégias de vendas online. É o caso de vários empresários que reviram os seus modelos de negócio e passaram a vender pela internet, por meio de lojas virtuais e ainda criaram perfis no Instagram e Youtube.

***

Até a próxima!

Comentários