COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 07.12.2021

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Voo – A GOL Linhas Aéreas anunciou eu as suas operações em Pelotas começam em 17 de janeiro e que os voos entre nossa cidade e Guarulhos irão iniciar em plena alta temporada de verão no Brasil, com quatro frequências semanais de ida e volta. Os trajetos são operados pela GOL Boeing 737-700, cuja capacidade é de 138 passageiros. Os bilhetes para Pelotas já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site da companhia – www.voegol.com.br – no aplicativo da Companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem. Os horários dos voos a partir de Pelotas foram planejados para que os Clientes do Rio Grande do Sul tenham acesso rápido em Guarulhos às conexões disponibilizadas pela GOL para todo o País e exterior, e, aos brasileiros dos mais diversos estados, para que possam destinar-se às cidades do interior do estado com agilidade e conforto.

***

Tec – Cada vez mais Pelotas se destaca na pauta tecnológica, tenho dito sistematicamente aqui na coluna e no site Caminhos da Zona Sul. Nunca é demais reafirmar que o Pelotas Parque Tecnológico foi a melhor iniciativa da cidade nos últimos anos (leia-se prefeito Fetter Jr., justiça seja feita). O que o PPT agrega no seu entorno é algo que merece a constante repercussão. Não foi diferente na semana passada quando startups e diversos segmentos da região sul estiveram reunidos para debater temáticas como empreendedorismo e inovação, economia criativa e novas tecnologias. Foram apresentados 30 pitchs de cada startup inscrita no “Inova a Cuca – 2º Encontro de Startups”, que encerrou no dia 30.11. O Vice-Presidente do Conselho Administrativo do PPT e Coordenador da Conectar – Incubadora de Base Tecnológica da UFPel,  Felipe Souza destacou a importância do evento para marcar o mês do empreendedorismo e inovação. Nota dez!

***

Termelétrica I – O CEO do Grupo Cobra, Jaime Llopis, depois de cumprir agenda em Porto Alegre com os secretários estaduais de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, do Chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, e a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, esteve em Rio Grande para uma série de reuniões. Os compromissos do executivo aconteceram na Câmara do Comércio, Prefeitura Municipal e na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) para a entrega de cópias do RIMA, documento que compila as principais informações que constam no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Usina Termoelétrica que o grupo pretende construir na cidade e que será apresentado em audiência pública no dia 22 de dezembro.

***

Termelétrica II – O presidente da Câmara de Comércio de Rio Grande, Paulo Bertinetti, recebeu uma cópia do documento e na Prefeitura Municipal, Llopis entregou exemplares ao presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Vinícius Pegoraro, ao prefeito de Pedro Osório, Moacir Alves, ao secretário municipal de coordenação e planejamento de São José do Norte, Danúbio Roig, o reitor da Furg, Danilo Giroldo, e os presidentes das câmaras municipais de Rio Grande, Filipe Branco e de Pelotas, Cristiano Silva.

***

Portos – A Portos RS esteve presente no XXIX Congresso Latino-Americano de Portos, promovido pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), na cidade de Cartagena, Colômbia. O evento é considerado como um dos mais importantes encontros de negócios do setor logístico no mundo. Autoridades portuárias do país em parceria com a Secretaria Nacional de Portos marcaram presença no evento onde foi possível encontrar as principais informações, não só sobre os portos brasileiros, mas também sobre os Portos da América Latina. A Portos RS foi representada pela engenheira civil e oceânica, Karen Hartmann, e a jornalista da assessoria de comunicação, Larissa Carvalho. O AAPA Latino 2021 reuniu cerca de 400 líderes portuários e especialistas internacionais em gestão portuária para debater perspectivas futuras do comércio marítimos, investimentos e projetos portuários. De acordo com a Secretaria Nacional de Portos, organizar a participação da Delegação Brasileira possibilita ampliar a nossa visibilidade no mundo portuário global, além de potencializar o processo de internacionalização dos Portos do Brasil. A expectativa é que sejamos vistos como portos eficientes, sustentáveis, assim como capazes de atrair parcerias, investimentos, cooperação e experiência exitosas aplicadas a realidade portuária brasileira.

***

Até a próxima!

Comentários