COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 12.10.2021

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Internacional – A missão gaúcha em visita à Espanha e à França, em uma das agendas, manteve reunião no Grupo Cobra, empresa espanhola que trabalha no desenvolvimento, construção e operação de instalações industriais. O governador Eduardo Leite, acompanhado de secretários, esteve na sede do grupo, onde foi recepcionado pelo presidente Jose Maria Castillo, pelo CEO da Área de Energia, José Antonio Fernandez, pelo CEO Brasil, Jaime Llopis e pelo diretor de operações da Cobra Brasil, José Carlos Herranz. O principal tema do encontro foi o projeto da termelétrica a gás natural, que seria instalada no porto do Rio Grande. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões. Projeto que começou a ser discutido em 2009 e poderá transformar matriz energética em todo o Estado, especialmente a região Sul, porque a termelétrica, além do impacto positivo direto, gera toda uma externalidade positiva do que vai viabilizar de gasoduto e oportunidades na indústria. Concluída a análise dos últimos documentos enviados pelo Grupo Cobra, o governo do Estado fará o chamamento para audiência pública, com antecedência de 45 dias.

***

Tec – A Incubadora Conectar, da Universidade Federal de Pelotas, encerrou ontem mais uma seleção de projetos para pré-incubação e incubação. A pré-incubação é voltada para quem tem uma ideia de projeto e busca uma oportunidade para validar o modelo de negócios. Já a incubação é para quem tem uma empresa constituída e busca auxílio para aperfeiçoar seu modelo de negócios. Como incubadora de base tecnológica, a Conectar tem como objetivo principal abrigar empresas cujos processos, produtos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas básicas ou aplicadas nos quais a ciência e a tecnologia geram inovação e representam valor agregado. Como resultado de suas atividades, a Conectar tem como missão disseminar a cultura empreendedora, conectando a comunidade e a universidade para potencializar o desenvolvimento regional.

***

Luz – Promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Metade Sul do RS, a Equatorial Energia apresentou, na 95ª Expofeira, o painel sobre os investimentos planejados para a região sul nos próximos 100 dias. Privatizada este ano, a CEEE-D que atende 72 municípios do estado, foi comprada por R$ 100 mil reais pela empresa Equatorial Energia. Desde que assumiu o comando da companhia, em julho, a empresa está apresentando um plano de investimento de três meses. A frente parlamentar proposta pelo deputado estadual Marcus Vinícius (PP), junto com outras lideranças políticas, como parlamentares e prefeitos, tem promovido visitas da Equatorial nos municípios gaúchos para apresentar o planejamento estruturado para a companhia elétrica. Em Pelotas, a reunião foi elaborada juntamente com o vereador Jair Bonow (PP). No encontro a empresa divulgou que serão construídas três novas subestações de energia que serão localizadas na zona norte de Porto Alegre, no Salso, região de Santa Vitória do Palmar, e em Cerro Grande do Sul, Além de novas fontes de suprimento de energia e da ampliação de quatro subestações. No município, a Equatorial informou que foram encontrados cerca de 2 mil danos nas redes elétricas que vão ser reparados. Serão cerca de 400 milhões de reais em atuação operacional. Para o vereador Jair Bonow, a zona rural do município é a que mais sofre com a instabilidade de energia, por isso precisa de atenção redobrada da empresa.

***

CDL – A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL) realizou sua Assembleia Geral Ordinária para eleger a nova Gestão de Conselhos. Na ocasião, foram eleitos os novos membros do Conselho Gestor – Gestão 2021/2022 e Conselho Consultivo – Gestão 2021/2023, que ficam responsáveis por orientar as principais decisões da entidade. Com a decisão, os novos conselhos formaram-se da seguinte maneira: Conselho Gestor: Daniel Barbosa Centeno – Hidrosul; Enio Ferreira – Escola Santa Monica; José Laitano – Nissul Veículos; Marcia Helena Krause Schwantz – Malharia Decolores; Max Michels – Max Material Elétrico; Oswaldo Gaspar Da Fonseca Neto – Hercílio Calçados; Teresa Regina Satte Alam De Oliveira – O Boticário. Conselho Consultivo: Ariel Gustavo Ferreira João – Cisplatur Viagens; Alceu Beduhn – A B Refrigeração; Alfredo Freitas Satte Alam – Emilice Calçados; Cimarino D”Avila – Rede Tchê Farmácias; Cleber Faria Berndsen – Moto Estilo; Deivid Damaceno – Damaceno Implementos Agrícolas; Eliane Bertinetti Sedrez – Moveis Sedrez; Enio Lopes – Enil Informática; Gustavo Siqueira Gularte – Imobiliária Bagé; Luciana Silveira Da Silva – Fábrica De Doces Monalu; Mauro Bessa – Aquarela Tintas; Sergio Gogoy – Panorama Imóveis.

***

Até a próxima!

Comentários