COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 17.08.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Energia – A FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental – entregou a Licença de Instalação Eia/Rima para que a empresa Neoenergia possa iniciar a construção do trecho de linha de transmissão Povo Novo-Guaíba 3 (C3), entre os municípios de Rio Grande e Eldorado do Sul. O empreendimento vai contribuir para o escoamento da geração eólica e reforçar o sistema elétrico na região Sul gaúcha. O documento emitido pela Fepam autoriza a instalação da Linha de Transmissão Povo Novo – Guaíba-3, Terceiro Circuito (C3), com extensão de 235,5 quilômetros e faixa de servidão de 60 metros, bem como as intervenções para os canteiros de obras e conexões. A linha faz parte do projeto Lagoa dos Patos, adquirido pela companhia em leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O empreendimento abrangerá 11 municípios: Camaquã, Capão do Leão, Cerro Grande do Sul, Cristal, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel, Pelotas, Rio Grande, Sertão Santana, São Lourenço do Sul e Turuçu. A linha de transmissão irá operar em 525 kV de tensão e a previsão da companhia é de que sejam gerados aproximadamente 1,5 mil empregos durante a construção do empreendimento.
***
Mês do patrimônio histórico – O mês de agosto está sendo dedicado ao tema do patrimônio histórico na Nova Rheingantz, empreendimento localizado na antiga fábrica Rheingantz, em Rio Grande. As ações incluem materiais audiovisuais durante a 3ª Edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura, conteúdos especiais ao longo do mês e o apoio ao evento Cidades em Transe, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No dia 17 de agosto comemora-se o Dia do Patrimônio Cultural, que também será lembrado nas redes sociais do empreendimento. O prédio da antiga fábrica têxtil é tombado desde 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). A história da indústria será relembrada ao longo do mês de forma online. As atividades iniciaram no último domingo.
***
Opção – Atendendo 80% de seus pacientes oriundos do SUS – Sistema único de Saúde, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (UCPEL) inaugurou uma nova ala, a Nossa Senhora de Fátima. O espaço conta com capacidade de até 32 leitos e traz um conceito diferente de acolhimento aos pacientes, proporcionando uma experiência mais próxima de um hotel do que de uma instituição de saúde. O local tem 18 quartos privativos e semiprivativos e atenderá convênios e particulares. “Mesmo sendo uma instituição filantrópica, referência para mais de 20 municípios da região e atendemos cerca de 80% SUS. Colocar este tipo de espaço em funcionamento é permitir que a instituição possa equilibrar e gerar receitas e assim garantir a sustentabilidade do HU e, consequentemente, mais investimentos no setor público”, explicou Edevar Machado Júnior, diretor de Assistência do hospital.
***
Festimar – Foi lançada na última quinta-feira, pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte a nova versão da Festa do Mar. O Festimar nasce depois de um trabalho de dois anos da CDL na construção da retomada dos grandes eventos para Rio Grande. Agora, o Festival terão atividades que envolvem Rio Grande e São José do Norte com ampliado número de artistas, modalidades esportivas e roteiros turísticos e gastronômicos. O Festimar está previsto para ocorrer entre 8 e 17 de abril de 2022 e surge como o maior festival de arte, cultura, gastronomia e esporte da região sul.
***
Até a próxima!

Comentários