VEM AÍ UMA NOVA FESTA DO MAR

O prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, afirmou que o grande “desafio é fazer com que a gente consiga mostrar a importância de uma festa para fazer com que as pessoas possam se apropriar disso e, principalmente, sentir orgulho, autoestima, saber que é possível fazer. Tudo isso é para gerar emprego para o município do Rio Grande, gerar desenvolvimento, trazer riqueza, fazer com que a gente possa efetivamente trazer alegria, devolver a autoestima e o orgulho de ser rio-grandino”

CDL apresenta o FESTIMAR para a comunidade da região sul

A CDL Rio Grande e São José do Norte realizou o lançamento do Festival do Mar – Festimar, que irá ocorrer de 08 a 17 de abril de 2022 com atrações nos dois municípios. O evento realizado no Centro de Convívio Meninos do Mar contou com atrações musicais, gastronomia e representações de modalidades esportivas. Tudo para mostrar aos presentes um pouco daquilo que será desenvolvido durante o festival.

“Organizar festas, pensar no futuro, com este olhar de alegria, de esperança, valorizar a nossa cultura, isso faz parte das pessoas que pensam coisas boas. E para pensar coisas boas tem que estar animado com a esperança. Gente com esperança são as pessoas capazes de fazer o mundo ficar melhor”, afirmou o diretor do CCMar, Lauro Barcellos. O Festimar é justamente sobre isso, sobre a esperança de uma terra que quer ver o desenvolvimento turístico e econômico pulsando em nossas ruas e avenidas. Por isso, o Festival buscará valorizar o máximo possível os grandes espaços do Rio Grande e São José do Norte.

Serão três grandes núcleos de atrações em Rio Grande, o cais do Porto Velho receberá inúmeras atrações em parceria com o Sesc e Senac Rio Grande. A Praia do Cassino será outro núcleo e sediará o grande palco de shows que deve receber atração nacional e um Festival de Dança. No Sindicato Rural, o Parque de Exposições Parque Filinto Eládio da Silveira receberá diversas atrações tradicionalistas e regionais. Em São José do Norte um palco com atrações e a conectividade turística entre as duas cidades será amplamente explorado. É a onda da cultura que tomará conta das ruas do Rio Grande e São José do Norte.

“O objetivo da CDL é movimentar nossas duas cidades e criar demanda para nosso comércio. É importante salientar que o desenvolvimento regional e os esforços que se fazem necessários para que isso ocorra têm sido tema constante nesta gestão”, afirmou a presidente da CDL Rio Grande e São José do Norte. E é justamente nessa valorização do comércio que o Festimar estará, principalmente, dentro dos restaurantes. Serão eles os responsáveis pela gastronomia do evento. Complementado pelos espaços da tradicional anchova assada, será possível viver uma grande onda de valorização da gastronomia.

“A CDL vem, nos últimos dois anos, através de um grupo de trabalho, construindo um trabalho não de feira, mas de um Festival, surgindo assim o Festimar. Valorizando os empreendedores locais e contribuindo para o resgate dos rio-grandinos, colocando Rio Grande e São José do Norte no calendário de grandes eventos do nosso estado”, afirmou o coordenador do Festimar, Renato Silveira. E com esse foco, o Festival do Mar apresentou através de sua produtora executiva, Milene Sahagoff, sua onda esportiva: “serão mais de 30 modalidades esportivas, sabemos do potencial de atração de público desses eventos e serão competições regionais e nacionais”. Por fim, Milene ainda destacou: “temos o planejamento de mais ou menos 130 shows musicais durante esses 10 dias de festa. A gente nunca viu uma proposta com um número tão grande de shows de artistas locais”.

Patrocínios

Durante o evento, os Supermercados Guanabara, Portos RS, Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte assinaram os protocolos de intenção de patrocínio do evento. A parceria com o setor público e privado é essencial para o desenvolvimento dessa proposta. “Para grandes desafios, precisamos de grandes parceiros. Nos últimos anos, destacam-se as marcas que apoiaram a sociedade de forma muito positiva. O resultado não foi só de marca, não foi só de imagem, também foi de valor”, resumiu o responsável pela captação de recursos do evento, Mauro Lages.

Parceria pública

“Sem sonhar a gente não dá nenhum passo no nosso dia, mas fundamental trabalhar para realizar nossos sonhos. Uma iniciativa agregadora, que transforma e materializa nosso grande desafio que é unir todas as forças da cidade para o seu desenvolvimento”, afirmou o reitor da Universidade Federal do Rio Grande, Danilo Giroldo. Para Fernando Estima, superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, o Festimar será o momento para “que a gente saiba utilizar muito bem para complementar as reivindicações, para mostrar o porquê que essa região merece investimentos, porque ela produz muito”.

“São José do Norte está muito agradecido e lisonjeado por poder participar desta grande festa”, afirmou o vice-prefeito da cidade, Neromar Guimarães. Por fim, o prefeito do Rio Grande, Fábio Branco, afirmou que o grande “desafio é fazer com que a gente consiga mostrar a importância de uma festa para fazer com que as pessoas possam se apropriar disso e, principalmente, sentir orgulho, autoestima, saber que é possível fazer. Tudo isso é para gerar emprego para o município do Rio Grande, gerar desenvolvimento, trazer riqueza, fazer com que a gente possa efetivamente trazer alegria, devolver a autoestima e o orgulho de ser rio-grandino”.

O Festival do Mar – Festimar é uma realização da CDL Rio Grande e São José do Norte. Interessados em agregar sua marca ao evento podem telefonar para (53) 3231-2155. O apoio é da Portos RS, Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte.

Comentários