COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 03.08.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Maravilha – No dia 21 de maio passado escrevi um texto no site do Treze Horas, alertando que o prédio onde funcionou o Banco do Brasil – no passado – estava sendo demolido por uma empresa chamada ‘tempo’. Uma tentativa de alerta. Uma ideia para chamar a atenção das autoridades e que elas pudessem buscar uma alternativa para o restauro. Finalmente uma luz se faz presente neste momento. Estimulada pelo programa Iconicidades do governo do Estado, para realização de projetos representativos para as cidades a prefeita Paula Mascarenhas, mais uma vez, pensou em incluir a edificação histórica da Praça para concorrer no edital de fomento. Entretanto, faltava um parceiro para viabilizar a obra e uma destinação relevante para o local, que também incluísse o turismo. Foi então que a Fecomércio aceitou o desafio de recuperar o prédio e ocupá-lo com uma Escola de Gastronomia do Senac.
***
Aérea – A Azul Linhas Aéreas começou ontem os voos para Bagé. Na manhã de ontem o Cessna Grand Caravan, Azul Conecta, com os nove assentos ocupados, decolou de Porto Alegre com destino a Rainha da Fronteira, tornando o Rio Grande do Sul o Estado mais conectado por rotas regionais do país. A partir dessa estreia, a companhia aérea inicia voos da capital também para Alegrete, Canela, Erechim, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul e Vacaria. A solenidade de início dos oito novos destinos ocorreu no saguão do aeroporto Salgado Filho, com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, de secretários, deputados e representantes da Azul e da concessionária Fraport.
***
Ponte – A CDL Rio Grande e São José do Norte, através de sua presidente, Letícia Vanzelote, do diretor Pedro Alvariza e, do presidente do Conselho Consultivo, Renato Lima, participaram de debate sobre o projeto de construção da ponte ligando os municípios do Rio Grande e São José do Norte, em Tavares. Além dos prefeitos da região, também esteve presente o secretário-adjunto da Secretaria de Obras e Habitação do Estado, Giovane Wickert. O Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) está em andamento e é preciso da mobilização regional para que avance dentro do Ministério da Infraestrutura.
***
Energia – A Yara Brasil – com sede em Rio Grande – recebeu recentemente, a visita do governador Eduardo Leite. Ele participou da entrega da linha de transmissão de energia, uma grande etapa que foi concluída para garantir o abastecimento necessário à modernização do nosso complexo. O investimento de R$ 23 milhões, que conta com 50 megawatts, também foi pensado para ampliar o fornecimento de energia elétrica para o município de Rio Grande. Assim, a Yara utilizará 18 megawatts e os 32 restantes ficarão disponíveis para toda a cadeia produtiva do Distrito Industrial e a comunidade. Durante sua passagem, o governador frisou o comprometimento local e a confiança depositada no território gaúcho pela Yara. Toda a construção foi realizada seguindo os protocolos sanitários e ambientais, além das licenças obrigatórias. No evento, Lucas Elizalde, diretor de Operações da Regional Sul, reforçou a responsabilidade como empresa e a crença da Yara no agronegócio e economia brasileira, determinantes para alimentar o mundo.
***
Até a próxima!

Comentários