COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 01.06.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Barragem – A comunidade de Camaquã está retomando o debate sobre a construção da Barragem do Arroio Sutil. Uma reunião realizada na semana que passou, que contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, marcou a retomada de um projeto que começou a ser pensado ainda em 2005. De acordo com o presidente da AUD, Celso Bartz, esse foi o primeiro passo para tirar do papel o projeto que pretende irrigar até 30 mil hectares. É uma obra importante para o desenvolvimento da região.

***

Dom Pedrito – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou as obras de implantação do trevo de acesso ao município de Dom Pedrito, no km 252 da BR-293/RS. O novo trevo está sendo construído no entroncamento com a Rua Sete de Setembro e a BR. O local está devidamente sinalizado. Este ponto é considerado o principal acesso a Dom Pedrito e está no perímetro urbano da cidade.

***

Importância –  A BR-293 trecho sul do RS é considerada de importância estratégica para o escoamento da produção de grãos no estado. O trecho da rodovia na região do município de Dom Pedrito recebe um fluxo intenso de caminhões em direção ao Porto de Rio Grande. A implantação do trevo irá melhorar a logística da região e também oferecer mais segurança aos motoristas que desejam ingressar e sair da cidade.

***

Arroz – A Federarroz – Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul definiu a data da 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. Será entre os dias 16 e 18 de fevereiro de 2022, novamente na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão. O evento terá como tema “A Produção De Alimentos No Pós-Pandemia. Novos Patamares, Novos Desafios.” Com a correalização da Embrapa e apoio do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) na condução das lavouras, o evento, um dos poucos realizados de forma presencial ao longo de 2021, seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line. A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização possui a expectativa de grande público presencial, tendo em vista a perspectiva de reabertura sem restrições sanitárias dos eventos em 2022.

***

Rota 2 – A campanha do programa Treze Horas de uma nova avenida que ligue o bairro Areal ao Laranjal vai ser forte! Vários setores estão se engajando na ideia que deverá virar projeto e em seguida obra, num médio prazo. A proposta inicial tinha sido feita pela Construtora Navarini que poderá se incorporar ao novo processo. A nova rota que ligará a cidade ao Laranjal será importante não somente para desafogar o trânsito, mas também para ajudar a expandir a cidade de maneira que mais espaços urbanos estejam a disposição das pessoas. Uma cidade deve priorizar a sintonia entre o bem comum, investimentos e sustentabilidade, e isso estará presente no projeto que o Treze Horas irá debater com autoridades e todos os que pensam no futuro de Pelotas.

***

Até a próxima!

Comentários