COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL -DIÁRIO DA MANHÃ – 27.04.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL__________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Movimento – O maior destaque do trimestre no resultado dos Portos do RS foi a movimentação verificada no Porto de Pelotas, que no mês de março bateu o recorde como o melhor mês de sua história. Foram 130.148 toneladas, um aumento de mais de 40% em relação a março de 2020 e de mais de 56,9% em relação ao mesmo mês de 2019. No acumulado do trimestre os percentuais foram de um aumento 2020-2021 de 21,58%, uma movimentação a maior de 55,7 mil toneladas a mais. O maior responsável pelo incremento desses números foram os volumes registrados na movimentação de clínquer, minério utilizado para a fabricação do cimento. Tal matéria-prima neste trimestre teve um incremento de mais de 351,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

***

Recuperação – Rio Grande segue na recuperação de um dos mais tradicionais prédios do RS: o da Tecidos Rheingantz. Com 148 anos de história, o complexo Rheingantz, no prédio da antiga fábrica têxtil, abriu os portões para dar lugar a loja do Stok Center. A Nova Rheingantz, empreendimento da Innovar Participações e Incorporações Ltda., ainda está em fase de restauro dos prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), mas o público já pode acessar o Stok Center na via de acesso pavimentada através da Avenida Rheingantz. O Stok Center irá gerar cerca de 180 empregos diretos na cidade e é administrado pela Comercial Zaffari.

***

Memória – Além da inauguração do atacarejo, o público poderá reviver um pouco da história da Fábrica Rheingantz. Em uma das paredes logo na entrada pela Avenida Rheingantz haverá uma linha do tempo contando as marcas da história do local até 2021. Será possível ainda conferir uma apresentação do projeto da Nova Rheingantz e uma homenagem a todos que participaram da sua elaboração. O público encontrará um espaço com uma janela original do prédio para tirar fotografias com o tradicional telhado do Escritório Central ao fundo. O objetivo é engajar para que compartilhem as imagens nas redes sociais com a hashtag #NovaRheingantz.

***

Rede – Cada vez mais os negócios que envolvem a criatividade e a inovação são os que prosperam com mais rapidez. A Locaweb, gigante brasileira no fornecimento de serviços digitais, comprou por R$ 524,3 milhões a startup Bling, de Bento Gonçalves. A Bling foi investida pelo Badesul, por meio do Fundo Criatec 2, liderado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e gerido pela Crescera. O Bling, fundado em 2009, é um sistema de gestão empresarial integrado (ERP) para micro e pequenas empresas, no modelo de negócio Saas, oferecido na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar. Pela plataforma, é possível controlar a emissão de nota fiscal (NFe, NFSe e NFCe) com os impostos calculados automaticamente, gestão de finanças, estoques e integração com uma série de outras plataformas e sistemas, como marketplaces e logística, de forma fácil e rápida. Mais um grande negócio fechado e que rendeu uma soma milionária para quem inovou.

***

Agro – A colheita do arroz (principal cultura da nossa regiçao) no RS alcançou na semana que passou 88,91% da área total, estimada em 945.940 hectares. Isso significa que faltam cerca de 104 mil hectares para o encerramento dos trabalhos. As informações foram divulgadas pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A produtividade segue alta, com 8.833 quilos por hectare, acima da média histórica, que é de 8.400 quilos. O destaque é o rendimento obtido nas lavouras da Fronteira-Oeste, que registra 9.543 quilos até o momento. A região com a colheita mais adiantada é a Planície Costeira Externa, com 94,9%, o que representa 101.824 hectares de um total de 107.300. Todas as demais regiões produtoras já contam com índices acima de 80%.

***

Até a próxima!

Comentários