De acordo com o presidente do Comdema, Kleber Grübel da Silva, há aproximadamente quatro meses o Conselho fez uma reunião com representantes da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), da SDPI e da Fepam, mais a coordenação municipal de implantação do Projeto Orla, da Secretaria de Município do Meio Ambiente. E um dos encaminhamentos definidos na ocasião foi que estes órgãos se articulassem e fizessem um planejamento integrado das suas pretensões de desenvolvimento para o entorno do Saco da Mangueira e do Dirg, sob o olhar da Fepam, que é o órgão licenciador.
Conforme a matéria assinada pela repórter Carmem Ziebell, na mesma oportunidade foi solicitado que a Fundação efetuasse uma reunião técnica em Rio Grande para apresentar os procedimentos do novo licenciamento ambiental do Distrito Industrial, a qual foi marcada para amanhã.
“Nesta reunião, será apresentado e discutido o processo de licenciamento do Dirg. Convidamos o segmento empresarial, o Poder Público municipal e a sociedade civil para participar deste importante fórum de cidadania”, ressaltou Silva. Ele observa que, tendo em vista a ampliação das áreas de ocupação por empreendimentos e necessidade de novos cuidados com as áreas de preservação, a comunidade tem que ter um olhar em relação à ampliação do Distrito Industrial e a conexão com as áreas de ocupação urbana, mobilidade urbana e outras questões, para evitar conflitos de planejamento de longo prazo.
Segundo a matéria, na abertura da reunião o Condema fará uma breve apresentação dos objetivos do encontro. Depois, um representante da SDPI abordará o projeto do Dirg e as medidas mitigatórias e compensatórias solicitadas pela Fepam. Já um representante da Divisão de Licenciamento da Fundação Estadual de Proteção Ambiental apresentará o processo de licenciamento ambiental, relatando o que já foi feito e o estágio em que se encontra. Depois disso, será aberto espaço para inscrições dos interessados em manifestar-se e debate sobre o assunto.
________________________________________________________
Curta o Blog no Facebook
Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)