O trabalho teve início com pesquisa qualitativa realizada há alguns meses, em pontos de vendas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Nessas localidades, foram entrevistados consumidores, vendedores, representantes e varejistas, em busca de peculiaridades regionais econômicas, sociais e de comportamento. Para todos os participantes, a mesma pergunta: “Como é preparado o arroz e feijão na sua casa?”. A percepção é de que cada entrevistado acredita que o seu modo de preparar é o melhor. Mesmo que a maneira seja muito semelhante, senão idêntica, entre todos os casos. A Incomum associou a esse trabalho, uma análise da concorrência, envolvendo outras dez marcas. Apenas três delas buscam uma sutil aproximação com o consumidor, sendo recorrente: a descrição da qualidade, os benefícios à saúde e a ênfase na tradição. Antes de propor a campanha, a agência atuou na construção do que a marca Meu Biju queria transmitir ou como iria se diferenciar em seu segmento. A análise de dados da pesquisa levou a um posicionamento que busca destacar a liberdade de se cozinhar da maneira que se gosta, reapresentando a marca como “solução diversificada e completa no segmento de arroz e feijão”. Com base nele foram criadas a visão e a missão brand Meu Biju. Para a estratégia de comunicação foram utilizados dados sobre mercados, público e meio, considerando diferentes estágios (objetivos) e estratégias em cada uma das praças. Vale lembrar que, recentemente, a marca lançou o Meu Biju 8 Grãos Integrais (Aveia e Quinoa), e o mingau Meu Bijuzinho (Arroz, Milho e o Arroz e Aveia).
“Não importa se o resultado é semelhante e se as receitas são as mesmas. Cozinhar arroz ou feijão é uma questão de orgulho.” Gisele Treptow (Gigi), Diretora de Criação da Incomum.
A campanha tem apelo popular, contando com comercial de TV, jingle, materiais de PDV e anúncios impressos, veiculados até dezembro. O material apresenta três perfis distintos de mulheres, procurando retratar a diversidade de consumidoras em todo o país. Promotoras de venda irão distribuir brindes aos compradores de Meu Biju e convidá-los a um manifesto pacífico e divertido a favor do jeito próprio de se fazer arroz e feijão. A Incomum também assina a fan page da marca, que até então estava ausente das redes sociais. O Perfil será usado como canal estratégico de interação com o público-alvo.
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