COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 29.11.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Mar I – O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e a presidente do Conselho de Administração da Empresa Pública, Jacqueline Wendpap, participaram da edição 2022 do Portugal Export, fórum nacional de logística e infraestrutura portuária do país lusitano e de Missão Espanha, programação composta por visitas técnicas aos portos de Valência e Barcelona que encerra a programação anual do Brasil Export. Em Lisboa, eles acompanharam as discussões dos fóruns e assistiram as palestras do ministro da infraestrutura, Marcelo Sampaio, e do CEO do Brasil Export, Fabrício Julião. Ocorreu também a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Associação dos Portos de Portugal (APP) e a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).

***

Mar II – Houve também visitas técnicas na Autoridade Portuária de Lisboa, ao terminal de contêineres Ylport-Liscont e ao terminal de graneis Silopor. A agenda ainda contemplou a realização do painel Tecnologias Incorporadas às Operações Logísticas e Marítimas e o acompanhamento da palestra de encerramento com o secretário nacional de transportes terrestres do Ministério da Infraestrutura do Brasil, Felipe Queiroz. Na Espanha, a programação da comitiva brasileira visitou os portos de Valência e Barcelona, localizados às margens do Mar Mediterrâneo, além do polo logístico de Zaragoza, onde foi possível conhecer os projetos de novos terminais que estão em desenvolvimento, como é o caso de Valência, onde há o projeto de ampliação da região norte do complexo que dobrará a capacidade de movimentação de contêineres.

***

Iniciativa – Milhares de alunos da rede pública de ensino em Rio Grande viveram novas experiências de aprendizados no CriaRG, na semana que passou, na FURG (Campus Carreiro). Além de um hackathon com ideias para melhorar a vida da população rio-grandina, onde competiram 10 equipes finalistas entre 700 alunos inscritos, o CriaRG contou com uma série de atividades abertas e gratuitas para todos os alunos do 8º e 9º ano/Ensino Médio das escolas públicas de RG, com a presença do Museu Itinerante da PUCRS, palestra do ex-jogador Tinga, momentos de descontração, transmissão de jogo da Copa do Mundo, atividades do Metaverso, visitação ao Seja FURG e outras ações. Ao todo, foram 100 equipes formadas e 74 projetos submetidos para o hackathon.

***

Hackathon – É um termo eventualmente aportuguesado para “hackaton,”: é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.

***

Fim da obra – Oficialmente inaugurada em abril deste ano, a obra de duplicação do Contorno de Pelotas, teve seu decorrer acompanhada de uma equipe de Gestão Ambiental conforme exigido pelo licenciamento estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para simbolizar o encerramento destas atividades e o que permanece desse legado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) juntamente com a Prefeitura de Pelotas realizou evento: “Contorno de Pelotas: meio ambiente, educação e legado“, na Praça Coronel Pedro Osório que marcou oficialmente o encerramento da obra. A cerimônia teve a participação da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, dos engenheiros fiscais do DNIT e de coordenadores da gestora ambiental (STE.S.A) e aconteceu no último sábado na Praça Coronel Pedro Osório.

***

Lapidar – Proposta de cursos rápidos da UCPEL disponibilizar conhecimento voltado a soluções práticas. Essa foi a pauta do primeiro encontro do Projeto Lapidar, desenvolvido pelo Escritório de Desenvolvimento Regional da Católica de Pelotas (EDR/UCPel), que reuniu empresários para identificar as principais necessidades de formação enfrentadas pelo mercado de trabalho. A partir delas, cursos de qualificação passarão a ser criados especialmente para empresas e novos negócios. De acordo com o coordenador da incubadora da UCPel, professor Rafael Damé, os cursos deverão ter, especialmente, uma interface tecnológica. Também à frente da nova estratégia de cursos rápidos, o professor Luís Peixoto explicou que a intenção do Lapidar é desenvolver, em conjunto com o mercado, soluções práticas para as novas demandas empresariais. Participaram do primeiro encontro representantes das empresas Puro Grão, Lifemed, Biscoitos Zezé, Dr. Multas, Josapar , UCPel, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Unimed e Prefeitura Municipal de Pelotas. O coordenador do EDR, Fábio Castro Neves, destaca que o Lapidar será uma ação contínua, voltada para entender e avaliar as necessidades do empresariado da região.

***

Até a próxima!

Comentários