REPRESENTANTES DO SINDIMADEIRA RS VISITAM O PORTO DO RIO GRANDE

Os representantes foram convidados pelo Operador Portuário Sagres e pelo Exportador Connexion Export, sendo recepcionados em conjunto pela diretoria da Portos RS e pelo prefeito municipal, Fábio Branco. Antes da visita ao cais e aos armazéns, eles passaram por uma breve apresentação da cidade do Rio Grande, do Porto do Rio Grande, do operador portuário e do exportador. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Portos RS

Integrantes do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras, Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Esquadrias, Marcenaria, Móveis, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomeradas e Chapas de Fibras de Madeiras do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimadeira RS) estiveram em Rio Grande na semana passada. Na agenda esteve uma visita ao Porto do Rio Grande.

Os representantes foram convidados pelo Operador Portuário Sagres e pelo Exportador Connexion Export, sendo recepcionados em conjunto pela diretoria da Portos RS e pelo prefeito municipal, Fábio Branco. Antes da visita ao cais e aos armazéns, eles passaram por uma breve apresentação da cidade do Rio Grande, do Porto do Rio Grande, do operador portuário e do exportador.

Nos últimos quatro anos já foram movimentadas três milhões de toneladas de madeira e o Porto do Rio Grande, apenas em 2022, já ultrapassou mais de um milhão de toneladas. Atualmente, o principal cliente da madeira brasileira é o continente Europeu. A China também é um dos destinos dessa carga.

O prefeito Fábio Branco agradeceu. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Portos RS

No mercado europeu um dos principais produtos é o eucalipto, o qual é usado para a produção da celulose. Para o mercado chinês, o pinus é um dos principais exportados, que é focadi para os mercados da movelaria e das serrarias. Para atender as necessidades do mercado, o operador portuário Sagres mantém sete pátios para depósito de carga no município do Rio Grande, nos quais são recebidos diariamente mais de 120 caminhões por dia.

Outro destaque, foram as operações no Porto de Pelotas que é responsável por uma movimentação anual de mais de um milhão de toneladas de toras de madeira, com carregamento em barcaças, potencializando a utilização do sistema hidroportuário gaúcho.

O prefeito Fábio Branco agradeceu o interesse dos integrantes do sindicato no município do Rio Grande e destacou a relação de proximidade entre o poder executivo e a Autoridade Portuária, que tem potencializado excelentes frutos para a comunidade de Rio Grande e para região.

Texto: Assessoria de comunicação

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Fotos: Rodrigo de Aguiar/Portos RS

Comentários