COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 23.08.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Reconhecimento – A ACP – Associação Comercial de Pelotas – divulgou na semana passada os homenageados de 2022. São eles: Comercial de Ano – Cláudio Mortágua, do Atacado Globo; Instituição Amiga de PelotasHospital Espírita de Pelotas, representado por Carlos José Machado Jardim; e Mérito Serviços de PelotasHospital Clincamp, representado por José Pedro Laydner. Os anúncios foram feitos pelo Presidente da Associação Comercial, advogado Fabrício Cagol, acompanhado do Secretário Executivo da ACP, economista Mauro Bom. O jantar de entrega das honrarias acontecerá no dia 22 de setembro no Clube Brilhante.

***

Tec – O Pelotas Parque Tecnológico torna público a abertura de edital de pré-incubação e incubação das duas incubadoras instaladas no ecossistema de inovação: o CIEMSUL, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e a Conectar, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os editais tem por objetivo selecionar empresas voltadas para os segmentos de cunho tecnológico para utilização do espaço da incubadora ou auxílio no desenvolvimento de atividades a partir dos serviços oferecidos pelos dois espaços de incubação. Para conferir a documentação completa necessária para participar, basta acessar o site www.pelotasparquetecnologico.com.br/#editais . De acordo com as etapas previstas em edital, a Pré-incubação se caracteriza como a fase inicial para validação do modelo de negócio a ser desenvolvido, com duração de seis meses, enquanto que a fase de Incubação é caracterizada pela como o impulsionamento dos negócios após a validação do projeto, com duração de 18 meses e tempo total de 24 meses. Além disso, há duas modalidades a serem seguidas: Incubação interna, ou seja, utilizando o espaço físico das incubadoras localizadas no parque tecnológico; e Incubação externa, utilizando apenas os serviços e a estrutura das incubadoras, sem utilizar o espaço físico de forma permanente.

***

Expofeira – Na semana passada estive no lançamento da 96ª. Edição da Expofeira de Pelotas, na Associação Rural. A temática da edição deste ano – “Agro é a minha vida e a tua também” – foi apresentada pelo presidente da entidade, Augusto Rassier, com quem conversei durante entrevista à Rádio Universidade. O retorno 100% presencial será o ponto alto da exposição deste ano – de 3 a 9 de outubro – quer superar os R$ 8.5 mi em negócios. Augusto nos disse que a proposta está voltada à proximidade do agro com as pessoas, sem perder a essência e a tradição da Feira com os negócios que movimentam o setor na região, por meio de leilões de reprodutores, expositores de grandes marcas de tratores, colheitadeiras, prestadores de serviços, entre outros. “Nós queremos trazer o público urbano pra se engajar dentro do cenário rural, mas, também, provocar o desenvolvimento econômico, novos negócios que fazem parte do agronegócio”, disse Rassier.

***

Rio Grande – O Partage Shopping Rio Grande segue com o anúncio de novas operações e, desta vez, será a chegada da Clínica Sorria+. Focada nos segmentos de odontopediatria, ortodontia, endodontia, dentística, cirurgias, harmonização facial e urgências, o espaço será a primeira unidade da clínica e deverá funcionar das 10h às 22h em um ambiente com equipamentos modernos, atendendo também os pacientes que buscam próteses dentárias e implantes. Com data de inauguração prevista para outubro, a Clínica é resultado do investimento do seu Sócio-Proprietário, Nicolas Martin Severino Campagnoni. Além do anúncio de uma operação inédita no espaço do Partage Shopping Rio Grande, nos últimos meses o empreendimento recebeu inaugurações de operações como o primeiro Tudo Fácil da região sul, uma unidade das Casas Bahia e uma das lojas Magazine Luiza. Celso Couto, Superintendente do Partage Shopping Rio Grande, destaca que o anúncio da nova clínica odontológica agregará ainda mais para o ambiente de conforto e praticidade oferecido por um mix de lojas atrativo, que é característica do empreendimento.

***

Até a próxima!

Comentários