COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 07.06.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Agilidade – O eixo “Desburocratização” do programa Cidade Empreendedora, resultado da parceria do Sebrae RS com o poder público começa a dar resultados em Pelotas. De acordo com o gestor de projetos do Sebrae RS, Fabrício Burkert, a primeira ação em Pelotas dentro do programa foi o treinamento nos sistemas de registros de atendimento da Sala do Empreendedor. A capacitação contemplou a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e os atendentes da Sala do Empreendedor. Trata-se de um aplicativo disponibilizado pelo Sebrae RS para que os servidores destes espaços registrem os atendimentos realizados diariamente às micro e pequenas empresas. O sistema tem funcionalidades que permitem uma melhor gestão do trabalho efetuado, como por exemplo, registrando a quantidade de atendimentos diários e mensais, tempo médio dos atendimentos, quantidade de atendimentos por atendentes, além da possibilidade de gerar relatórios com esses dados.

***

Feira – Missão gaúcha na Feira de Hannover. Com foco na transformação industrial, especialmente tecnologia e sustentabilidade, começou na no dia 30 de maio último a tradicional feira de Hannover, na Alemanha. Realizado no maior parque de exposições do mundo, o Hannover Exhibition Grounds, o evento ocorre de forma presencial pela primeira vez após o início da pandemia. Um reencontro global que contempla as principais tendências e inovações que despontam no cenário da indústria. A Alemanha é o primeiro destino da missão organizada conjuntamente pelo governo gaúcho e pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Depois de dois dias de agendas na feira, a comitiva seguirá para a Holanda, para visitar parques eólicos e portos com projetos voltados a energias renováveis.

***

Internacional – Pelo menos três pelotenses acompanham a missão do RS na Alemanha e Holanda onde são realizadas as visitas coordenadas pela Fiergs e Governo do Estado do RS: São eles os diretores da GEBRAS, Fabrício Iribarrem e Marco San Martins, e o diretor da ECOCEL, Wagner Gerber.

***

Azul – A aérea iniciou a operação, na semana passada, mais um horário entre Pelotas e Porto Alegre. É o segundo voo diário de e para Pelotas, com origem e destino em Porto Alegre. A saíde de Pelotas é às 9h30min e a saída de Porto Alegre às 19h05min.

***

Avanço – Uma ‘pedra no sapato’ da classe empresarial é a burocracia do setor público. Caminham em velocidades diferentes. Quando há uma luz, ela merece ser destacada. De acordo com o gestor de projetos do Sebrae RS Fabrício Burkert, a primeira ação em Pelotas dentro do eixo Desburocratização foi o treinamento nos sistemas de registros de atendimento da Sala do Empreendedor. A capacitação contemplou a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e os atendentes da Sala do Empreendedor. Trata-se de um aplicativo disponibilizado pelo Sebrae RS para que os servidores destes espaços registrem os atendimentos realizados diariamente às micro e pequenas empresas. O município já começou a trajetória para tornar o ambiente de negócios ainda mais atrativo “Queremos reposicionar Pelotas para avançar nos processos de desburocratização, agilizando a liberação de alvarás e as compras públicas, entre outras iniciativas”. A afirmação é do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, que vem do setor privado e está animado com as ações desenvolvidas pelo eixo Desburocratização do programa Cidade Empreendedora, resultado da parceria do Sebrae RS com o poder público. “É um avanço para o município”, complementou.

***

Até a próxima!

Comentários