COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 17.05.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Start – A primeira semana de implantação da empresa pública Portos RS foi concluída com uma reunião entre a diretoria e representantes da operadora portuária Serra Morena. A Serra Morena opera no porto do Rio Grande e de Porto Alegre, carga e descarga de navios, de mercadorias a granel, fertilizantes e grãos agrícolas, assim como carrega toras de madeira, avulsa, lingada, cavaco para biomassa ou celulose e pellets de madeira, em navios break bulk. Atualmente, ela atende à demanda própria e opera cargas de clientes parceiros.

***

Cargas – E foi nesse novo ambiente que o navio Roll-on Roll-off (RoRo) Torino, da companhia de navegação Wallenius Wilhelmsen, atracou em Rio Grande na semana passada para carregar carros, tratores e ônibus. Foram movimentados 1.200 veículos da marca Chevrolet Onix, que possuem como destino o Porto de Cartagena, na Colômbia, dois ônibus no formato PKD para o México, e 41 tratores, sendo 30 deles para o Porto de Tacoma, nos Estados Unidos, e 11 para a Colômbia. O ano de 2022 tem se mostrado bastante promissor para a movimentação de cargas rodantes no Porto do Rio Grande. Entre embarques e desembarques realizados de janeiro a junho de 2021, foram 4.552 unidades, enquanto que apenas no período de três meses de 2022 já foram movimentadas 6.377 unidades.

***

Tec saúde – Na última terça-feira (10), o Pelotas Parque Tecnológico, a Lifemed, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas, Fundação Delfim Mendes Silveira e dDM+ Ateliê de Arquitetura apresentaram à imprensa um projeto que vai transformar a inovação em saúde: o “Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia”. Um marco para Pelotas e região, a iniciativa é coordenada pelo parque tecnológico e já foi aprovada na primeira fase do Edital Finep, que busca atender demandas dos ecossistemas de inovação ao redor do país. A proposta é construir um espaço voltado para pesquisa e empreendedorismo na área da saúde, expandindo a atuação do Pelotas Parque em um ambiente que será construído junto à Lifemed Pelotas com um investimento de quase R$ 20 milhões.

***

Feira – O setor de Alimentos e Bebidas do Rio Grande do Sul estará presente na 36ª edição da Apas Show – a maior feira do segmento das Américas – que começou ontem em São Paulo e ocorre até o dia 19 de maio. Participantes do projeto “Ganhos Rápidos: Alimentos e Bebidas”, realizado pelo Sebrae RS, 17 empreendedores gaúchos vão participar do evento no estande 136 do Pavilhão Azul, montado pela organização, que leva o selo “Feito no RS”, criado pela instituição para reverenciar os empreendimentos do Estado. Aqui da região sul são três empresas: Azeites Batalha, de Pinheiro Machado; Extremo Sabor Temperos, de Turuçu; e Mr. Batata – Batata Suiça – de Rio Grande.

***

Tec – O Pelotas Parque Tecnológico, Lifemed, Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas, Fundação Delfim Mendes Silveira e dDM+ Ateliê de Arquitetura apresentaram à imprensa um projeto que vai transformar a inovação em saúde: o “Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia”. Um marco para Pelotas e região, a iniciativa é coordenada pelo parque tecnológico e já foi aprovada na primeira fase do Edital Finep, que busca atender demandas dos ecossistemas de inovação ao redor do país. A proposta é construir um espaço voltado para pesquisa e empreendedorismo na área da saúde, expandindo a atuação do Pelotas Parque em um ambiente que será construído junto à Lifemed Pelotas com um investimento de quase R$ 20 milhões.

***

Até a próxima!

Comentários