COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 10.05.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Mar I – Os portos do Rio Grande do Sul iniciaram este mês como Empresa. Com a liberação do CNPJ pela Junta Comercial na última semana, o processo de transformação foi concluído e a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) se despediu como autarquia para dar espaço à Empresa Portos RS – Autoridade Portuária dos Portos do Rio Grande do Sul. O caminho percorrido para chegar até este momento foi marcado por muito planejamento e união entre as secretarias estaduais. O trabalho conjunto garantiu a aprovação dos projetos de lei de criação da empresa pública na Assembleia Legislativa sem nenhum voto contrário. Além de garantir a continuidade da profissionalização da gestão, a alteração da natureza jurídica trará mais dinamismo e possibilitará a realização de investimentos na infraestrutura do sistema portuário, assegurando ainda mais competitividade aos portos gaúchos. Uma evolução no conceito que irá em médio e longo prazo refletir de maneira positiva no setor portuário do estado.

***

Mar II – Já na segunda-feira, dia 02.05, tomou posse a nova direção da Portos RS, em mais um ato de consolidação da mudança da natureza jurídica de autarquia para empresa pública na gestão dos portos do Rio Grande do Sul. Cristiano Pinto Klinger, diretor de gestão, administrativo e financeiro desde 2019, assumiu a presidência. Também tomaram posse na diretoria Lucas Meurer Cardoso (Infraestrutura), Natan Colombi Martins (Operações), João Alberto Gonçalves Júnior (Gestão, Administrativa e Financeira) e Henrique Horn Ilha (Meio Ambiente).

***

Cub – A partir de agora Pelotas e a região sul do Estado contam  com um indicador próprio para calcular custos de investimentos imobiliários – o Custo Unitário Básico Região Sul – CUB Região Sul. A pesquisa dos dados regionais, iniciada em 2021 é resultado da parceria entre a Universidade Católica de Pelotas e o Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon/Pelotas). Alunos do curso de Engenharia Civil realizaram os cálculos para construção do índice regional inédito. A planilha com os primeiros resultados do levantamento é feito a partir de cinco pilares ligados ao setor: aço, varejo, esquadrias, concreto e construtoras.

***

Hidrovia – Em visita ao Uruguai, na terça-feira (3), o ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto Franco França, reforçou ao chanceler uruguaio Francisco Bustillo a estimativa de que o projeto da Hidrovia da Lagoa Mirim, que integrará comercialmente por via fluvial o sul do Brasil ao nordeste do país vizinho, possa sair do papel ao longo de 2023.

***

Concorrência – Mercadinhos de bairro crescem no país e conquistam mais consumidores é o que indica um levantamento do Sebrae que aponta que os tradicionais mercadinhos de bairro ganharam mais importância na vida dos brasileiros e um maior espaço na economia. O volume de novos empreendimentos no segmento cresceu 12 % nos últimos dois anos. O analista do Sebrae Vicente Scalia conta que a instituição oferece uma série de conteúdos para ajudar os empreendedores do setor.

***

Concurso – Lançado pelo Pelotas Parque Tecnológico em 2021, o projeto do Laboratório de Criatividade e Inovação apoiadas pelo uso da IA – Inteligência Artificial (CRIAR-LAB) entra em mais uma fase de desenvolvimento: foi lançado o concurso de identidade visual que representará a estrutura inédita em Pelotas e região. Os interessados poderão enviar até duas propostas visuais, com o prazo de 30 de maio para as inscrições por e-mail e presenciais, e até o dia 25 para quem enviar pelos Correios. A logomarca deverá conter critérios como originalidade, criatividade, inovação conceitual, concisão na transmissão de ideias, viabilidade e aplicabilidade, além de um texto de no máximo 20 linhas justificando e defendendo a logomarca. As inscrições são gratuitas e o vencedor do concurso receberá a premiação de R$1.000,00, certificado de participação e um convite especial para a cerimônia de inauguração do CRIAR-Lab.

***

Até a próxima!

Comentários