COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 22.03.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Polo Pelotas – A Ecosul conta com novas viaturas de inspeção de tráfego na monitoração das rodovias do Polo Pelotas. De acordo com o gerente de atendimento ao usuário, Felipe Martimiano, os três novos veículos são caminhonetes Fiat Strada, com maior capacidade de carga e equipadas com itens de sinalização e ferramentas. As equipes de inspeção de tráfego são treinadas para detectar e solucionar qualquer tipo de anormalidade nas estradas, dando suporte aos usuários. A troca de viaturas acontece a cada dois anos, devido ao desgaste natural dos veículos, que circulam 24h nas estradas.

***

Ela está de volta – A Fenadoce – Feira Nacional do Doce, um dos maiores eventos do RS, retornará de maneira presencial este ano. A Fenadoce 2022 deverá ocorrer entre 03 e 19 de junho e será realizada novamente no Centro de Eventos. Após ter sido adiada durante os dois últimos anos devido à pandemia neste ano teremos então a 28ª edição da feira, que é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas. A comissão organizadora da Fenadoce salienta que todos os protocolos sanitários contra a COVID-19 que estiverem em vigência nas datas do evento serão seguidos para manter a segurança dos visitantes, incluindo medidas como a disponibilização de álcool gel e também a solicitação do passaporte vacinal, que neste momento está em vigor na cidade para eventos desse porte. Em 2019, quando foi realizada a última edição da feira, foram vendidas mais de 1,3 milhão de unidades de doces.

***

Rio Grande – Com a ideia de se transformar em um espaço que possa fomentar o desenvolvimento da região sul do RS, a Nova Rheingantz firmou recentemente um termo de apoio ao South Summit Brazil, que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio, em Porto Alegre. O termo também foi assinado pelo Parque Científico e Tecnológico da FURG – Oceantec, beneficiando o seu ecossistema de empresas e startups. O evento é considerado um dos maiores de inovação do mundo e será realizado pela primeira vez no país, promovendo uma programação de palestras, competições de startups e atividades voltadas ao networking e estímulo aos negócios. O evento irá atrair principalmente startups e investidores em busca de novos projetos, além de trazer speakers internacionais. Entre os nomes confirmados, estão Nyagoy Nyong’o, Global CEO Fairtrade International, Gonzalo Muños, fundador da TriCiclos, Victor Torres, CEO e fundador da Contabilizei, Pierre Lucena, Presidente do Porto Digital, Alphonse Voigt, Cofundador e Presidente do Conselho de Administração do EBANX Alphonse, entre outros. Mais informações sobre o South Summit podem ser conferidas no site www.southsummit.co/brazil .

***

Senac – Nenhum segmento alimentício teve mais sucesso no sistema de franchising do país do que a área de hamburguerias, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Também o aplicativo de delivery IFood notou que o número de hamburguerias cadastradas na plataforma aumentou 104% entre março de 2020 e março de 2021, enquanto as vendas de burgers cresceram 140% no mesmo período. Para atender a esta demanda, surge o curso de Hambúrguer Gourmet e Harmonização de Cervejas do Senac Pelotas. Durante a formação, com carga horária de 30 horas, o aluno aplicará os cuidados de higiene na manipulação dos alimentos e em todas as etapas de preparação. Além disso, desenvolverá conhecimentos para selecionar insumos, equipamentos, utensílios para o preparo de pães de hambúrgueres e molhos. Por fim, aprenderá a harmonizar cervejas conforme o tipo de hambúrguer e a apresentá-los, aplicando técnicas de finalização. As aulas iniciam no dia 18 de abril e serão realizadas nas segundas-feiras, das 19h às 22h.

***

PIB RS – A recuperação da estiagem que afetou a produção do campo no Rio Grande do Sul em 2020 e o avanço da produção industrial puxaram o resultado da economia em 2021. O Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho teve alta de 10,4%, somando R$ 582,968 bilhões. Houve crescimento significativo na Agropecuária (+67,5%) e na Indústria (+9,7%). Os números do Estado superaram os registrados no país, que terminou 2021 com aumento de 4,6% no PIB. Quando considerado apenas o quarto trimestre de 2021, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o PIB teve alta de 3,3%, enquanto que na comparação com igual período de 2020 a variação foi positiva em 5% no Estado. No Brasil, o desempenho para os mesmos períodos foi de 0,5% e 1,6%, respectivamente. O resultado do acumulado do ano e do quarto trimestre de 2021 da economia gaúcha foi divulgado na semana passada pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), liderada pelo pelotense Cláudio Gastal.

***

Até a próxima!

Comentários