COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 22.02.2022

Caminhos da Zona Sul______________________Paulo Gastal Neto

Gás I – A boa notícia da semana foi a que anunciou a expedição por parte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) dos dois documentos que eram muito aguardados por prefeitos e moradores da nossa região. O primeiro refere-se a Licença Prévia (LP) para a produção de gases industriais para a empresa Regas Brasil Sul S/A. O documento é referente à autorização da área proposta para a futura implantação de uma Estação Onshore de Recebimento, Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Superporto de Rio Grande.
***
Gás II – O segundo documento emitido foi a Licença de Instalação (LI) para a usina termelétrica a gás natural ao empreendedor Termelétrica de Rio Grande. A licença autoriza o início das obras de implantação da usina de energia termelétrica a gás natural, com uma capacidade de 1.280 MW. Depois de muitos anos e muitos projetos, é chegado o momento em que se atingiu a suficiência ambiental para a emissão dessas licenças que serão um divisor de águas para Rio Grande do Sul, segundo a presidente da FEPAM, Marjorie Kauffman.
***
Pra cima – É com otimismo que empreendedores gaúchos projetam 2022. Estudo do Sebrae RS aponta que 65% das pequenas empresas creem na melhora do ramo de atividade e 53% no avanço da economia do Estado. Além disso, 43% pretendem expandir o negócio e 38% devem mantê-lo. Os índices positivos contrastam significativamente frente apenas 2% que pretendem reduzir e 4% que vislumbram encerrar as atividades na temporada de 2022. Os dados são da 19ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios e foram colhidos entre 20/12/2021 e 24/01/2022 com nível de confiança de 95%.
***
Parque I – A parceria do Pelotas Parque Tecnológico com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) irá se repetir neste ano, agora com o patrocínio de novas ações focadas principalmente em uma programação que comemora os 210 anos de Pelotas. O convênio assinado entre o parque e o BRDE promoverá ações híbridas, com lives que debaterão o futuro da cidade e também workshops e momentos de trocas de ideias e experiências entre empreendedores. O objetivo para 2022 é promover ainda mais eventos de empreendedorismo e inovação já neste 1º semestre do ano. A Diretora Executiva do Pelotas Parque Tecnológico, Rosâni Ribeiro, comenta que os bons resultados do ano passado impulsionaram as novas ações. “O BRDE é um parceiro que está nos ajudando a sermos ainda mais um ecossistema ativo e que faz a diferença na vida de quem está inovando, empreendendo e transformando a região. Teremos uma programação para homenagear Pelotas e também para colaborar cada vez mais com o desenvolvimento econômico, científico e inovador da cidade”, salienta.
***
Parque II – Através da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), o Pelotas Parque Tecnológico é um dos contemplados pelo termo de compromisso de apoio ao South Summit, que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio, em Porto Alegre. Esse é um dos maiores eventos de inovação do mundo e o apoio da Reginp também irá fortalecer os parques tecnológicos do Estado, além de estimular a participação de startups na competição que será realizada durante a programação. O termo foi firmado em uma reunião entre o presidente da Reginp, Artur Gibbon, com o Presidente da Associação Gaúcha de Startups e Head de Startups do South Summit Brasil, Bruno Bastos.
***
Até a próxima!

Comentários