EXECUTIVO DO GRUPO COBRA ENTREGA DOCUMENTO QUE REÚNE INFORMAÇÕES QUE SERÃO DISCUTIDAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Paulo Bertinetti recebeu o documento do executivo do Grupo Cobra, Jaime Llopis.

 

EXECUTIVO DO GRUPO COBRA ENTREGA A LIDERANÇAS DA ZONA SUL E DO ESTADO DOCUMENTO QUE REÚNE INFORMAÇÕES QUE SERÃO DISCUTIDAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

O CEO do Grupo Cobra, Jaime Llopis, depois de cumprir agenda em Porto Alegre com os secretários estaduais de Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, do Chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, e a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, na última quinta-feira (25), esteve em Rio Grande, no fimd e novembro, para uma série de reuniões.

Os compromissos do executivo aconteceram na Câmara do Comércio, Prefeitura Municipal e na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) para a entrega de cópias do RIMA, documento que compila as principais informações que constam no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Usina Termoelétrica que o grupo pretende construir na cidade e que será apresentado em audiência pública no dia 22 de dezembro.

O presidente da Câmara de Comércio, Paulo Bertinetti, recebeu uma cópia do documento e na Prefeitura Municipal, Llopis entregou exemplares ao presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Vinícius Pegoraro, ao prefeito de Pedro Osório, Moacir Alves, ao secretário municipal de coordenação e planejamento de São José do Norte, Danúbio Roig, o reitor da Furg, Danilo Giroldo, e os presidentes das câmaras municipais de Rio Grande, Filipe Branco e de Pelotas, Cristiano Silva.

Os secretários municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Pelotas, Eduardo Daut e Gilmar Bazzanela, respectivamente, também participaram do encontro em Rio Grande e receberam exemplares do estudo. Na noite desta quinta-feira (25), receberam cópias do RIMA o secretário municipal de meio ambiente de Rio Grande e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Pedro Fruet, e o presidente do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), Sérgio Estima.

Ao longo desta semana, estarão sendo organizadas com a equipe técnica do Grupo Cobra reuniões com os setores para esclarecer as principais dúvidas para que no dia da audiência pública o tema seja de conhecimento e domínio de todas as partes envolvidas. O superintendente da Portos RS, Fernando Estima, ressaltou a importância do investimento proposto pelo grupo e destacou que a administração tem total interesse no novo píer que deverá ser construído para as operações da usina termoelétrica que o grupo construirá.

“Viemos acompanhando, nos últimos meses, todo o processo de recuperação desse projeto e estamos otimistas de que não só teremos um projeto de energia e de gás para o Porto, como também um projeto ambientalmente responsável, pois todos os critérios estão sendo democraticamente discutidos nos mais diversos âmbitos?, disse Estima que recebeu seu exemplar na sede da Portos RS. Ele também parabenizou o prefeito municipal, Fábio Branco, e o secretário Luiz Henrique Viana pelo trabalho realizado à frente dessa pauta.

Texto e edição: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Divulgação/Portos RS

Jornalista responsável: Larissa Carvalho

Comentários