COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 02.11.2021

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

RG – A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande lançou o seu Comitê de Inovação, com o intuito de ouvir os associados e ampliar o debate sobre processos de inovação de empresas e pessoas. A entidade passará a coordenar este assunto com mais ênfase, segundo informou a coluna o diretor de Inovação da Câmara de Comércio, líder do projeto, Rafael Sá: “inovação é o assunto do momento e independe da área ou do porte da empresa. Por isso, estaremos conversando sobre a relevância desses processos”. Segundo ele, com todos os esforços que estão sendo desenvolvidos para tornar a cidade um espaço de inovação, “surgiu então a ideia de a Câmara abrir esse momento de ideias, troca de experiências e busca de soluções de forma conjunta”, explicou Sá. A aceitação por parte dos associados já está sendo intensa e a expectativa para o primeiro encontro é apresentar o Comitê e de forma conjunta debater a metodologia de trabalho, periodicidade de encontros e outros itens para o prosseguimento do trabalho.
***
PPT – No último mês, através do Edital de Seleção Tecnosul, duas novas empresas entraram para o ecossistema da inovação do Pelotas Parque Tecnológico: A Sextante, empresa especializada em tecnologia e software, e a Captur Investimentos, com foco em investimentos e crescimento de startups.
***
Sextante – Especialista em desenvolvimento e manutenção de software, relacionamento com empresas locais e capacitações, a Sextante chega ao Pelotas Parque Tecnológico com iniciativas de desenvolvimento de novas ferramentas. Administrada pelo Sócio Fundador, Maurício Pinto Brandalise, a empresa possui foco em linguagens de programação como Python, Typescript, JavaScript, Docker, Angular, NGINX, SQL, Linux e demais áreas.
***
Captur Investimentos – Buscando revolucionar e dar simplicidade aos investimentos em startups, a Captur Investimentos é especializada em captação de investimentos através de equity crowdfunding e negociações. Através do desenvolvimento de uma nova plataforma, a empresa desenvolverá a tokentização de ativos através de tecnologia blockchain.
***
CDL RG/SJN – A CDL Rio Grande e São José do Norte completou 55 anos de atividades na defesa do associativismo e do comércio varejista da região. A entidade que conta com mais de 600 associados atua constantemente nos principais assuntos que pautam o desenvolvimento regional buscando sempre ampliar as possibilidades dos comerciantes locais. Fundada em 25 de outubro de 1966 e o primeiro presidente foi Pedro Donato Alvariza. Criada como Clube de Diretores Lojistas da Cidade do Rio Grande, a CDL só recebeu seu nome atual – Câmara de Dirigentes Lojistas – a partir de 1994. Em 2020 passou a agregar São José do Norte de forma definitiva em seu nome oficial.
***
Até a próxima!

Comentários