COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 26.10.2021

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Yara – Neste mês de outubro (13) comemorou-se o Dia Mundial do Fertilizante. Essa solução nasceu no século XIX, quando o químico Justus von Liebig constatou que as plantas precisam de certos elementos minerais do solo para aumentar o potencial de crescimento. Com isso, a era dos fertilizantes foi se expandindo e mudando a vida no campo. A região sul conta com a Yara, que há mais de 115 anos propõe soluções inovadoras para a nutrição de plantas. A missão de alimentar o mundo está presente todos os dias na atuação da Yara, segundo seus dirigentes e o ‘pontapé inicial’ se deu na Noruega, com a utilização da energia hidrelétrica para extrair o nitrogênio do ar e produzir os fertilizantes. Atualmente, a inovação segue fazendo parte das operações da Yara, que tem a sua unidade no Brasil em Rio Grande.

***

PPT – O Pelotas Parque Tecnológico foi criado em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

***

Evento – A CDL Rio Grande e São José do Norte tratou com a primeira-dama Luciane Compiani Branco para tratar do primeiro Café com Empreendedoras – Alavancando Resultados. O evento ocorrerá no dia 19 de novembro em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Luciane Branco foi recebida na CDL pela presidente da entidade, Letícia Vanzelote. A CDL acredita em projetos de desenvolvimento e fortalecimento associativista e, por isso, apoia o evento desenvolvido para unir as empreendedoras locais e promover o movimento econômico gerado pela categoria.  O Café será realizado no Hotel Laghetto e contará com palestras e possibilidade de networking entre as empresárias presentes. O intuito desse projeto que parte da Rede Mulheres Empreendedoras do Rio Grande é aproximar cada vez mais esse nicho econômico buscando assim a identificação e crescimento conjunto.

***

Perfume – Desde o início de 2021 o Grupo Boticário, uma das maiores empresas do ramo de perfumaria do Brasil, fechou parceria com uma startup de saúde mental com sede em Curitiba-PR, a fim de cuidar de seus colaboradores. A Você Bem Online é uma empresa voltada ao atendimento psicológico, especializada em terapia organizacional, que desenvolve rodas de conversa, chamadas de CareTalks, com colaboradores de pequenas, médias e grandes empresas. O Grupo Boticário tem como objetivo incentivar o cuidado com a saúde mental e a qualidade de vida de seus colaboradores e, por isso, a parceria firmada no início do ano já atendeu a mais de três mil colaboradores da empresa.

***

Mar – A Portos RS divulgou os resultados das movimentações do período de janeiro a setembro de 2021. Os números levam em consideração as operações realizadas por meio dos portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, além dos terminais que compõem o distrito industrial de Rio Grande. Ao longo dos nove meses, os números foram expressivos e demonstram crescimento em relação aos mesmos períodos dos anos de 2020 e 2019. Em Rio Grande, as movimentações atingiram 34.460.840 toneladas, número que é 12% maior em relação a 2020, enquanto que em Pelotas foram 1.081.552 toneladas e em Porto Alegre o número foi de 807.115 toneladas.  A soja em grão registrou uma variação positiva de 18,22% tendo atingido até agora 11.207.302 toneladas movimentadas. Ato contínuo ao aumento da soja em grão há também a elevação da movimentação do farelo de soja. No período de nove meses foram 2.674.282 toneladas, um aumento de 17,67% em relação ao ano passado. No Porto de Pelotas, a variação do total de cargas movimentadas foi de 43,09% em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para as toras de madeira, que atingiram 837.789 no total acumulado do ano. Em segundo lugar aparece o clínquer, com 195.420 toneladas e na terceira posição a soja em grão, com 48.344 toneladas. Em Porto Alegre, a movimentação de fertilizantes segue liderando o ranking de operações, com 560.712 toneladas. Na sequência aparecem a cevada, com 117.763 toneladas, demais mercadorias, com 63.390 toneladas, trigo, com 38.544 toneladas, e sal, com 26.706 toneladas. A variação positiva entre 2020 e 2021 atingiu 23,86%.

***

Até a próxima!

Comentários