COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 14.09.2021

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

 

Porto I – O superintendente dos portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, participou recentemente da primeira reunião em formato híbrido realizada pela Secretaria Nacional de Portos. O encontro contou com a participação de representantes dos principais portos brasileiros para o debate de temas importantes para o setor. A reunião foi realizada na sala plenária do gabinete da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), na Explanada dos Ministérios, em Brasília. Estima, assim como outras autoridades portuárias, participaram de forma virtual, prática que tem se tornado normal em razão dos protocolos de prevenção à pandemia do coronavírus. A abertura do ato foi realizada pelo secretário nacional de portos, Diogo Piloni. Entre os temas tratados na reunião estiveram questões relacionadas a Execução do Orçamento de Investimento e Segurança nos Portos, abordadas inicialmente pelo diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária, Otto Luiz Burlier.

***

Porto II – Estima é o convidado do ‘Tá em Pauta’ de quinta-feira, 15, às 17h, de forma On-line. O tradicional evento da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande abordará o tema: “Segunda onda de desenvolvimento dos Portos RS”. A Portos RS vem trabalhando em uma série de programas e projetos para o desenvolvimento regional. Recentemente, apresentou os investimentos privados que acontecem na região e que somam mais de R$10 bilhões. O ‘Tá em Pauta’ está sendo realizado de forma on-line tendo em vista as medidas de prevenção ao COVID-19. O evento será transmitido de forma gratuita com mediação do presidente da entidade Paulo Bertinetti. O ‘Tá em Pauta’ é uma realização da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande com o apoio do Grupo RBS. O evento tem o patrocínio dos Supermercados Guanabara, Wilson Sons, Sintermar e Yara Brasil. A transmissão ocorrerá pelo Youtube e Facebook da Câmara de Comércio.

***

Pró-oliva – Cada vez mais a cultura de oliveiras se firma no RS. Na Expointer 2021 não está sendo diferente e há um espaço importante na feira para os produtores. Lançado em julho de 2015, o Pró-Oliva visa fomentar e apoiar os produtores e consolidar a olivicultura. Entre as ações do programa estão a defesa sanitária e a produção de mudas de qualidade, o aumento da produção e da produtividade dos olivais por meio da assistência técnica da Emater/RS-Ascar, prefeituras ou iniciativas privadas e também por meio da pesquisa, industrialização de azeites e conservas e linhas de financiamento para estimular a produção.

***

PIB – A economia do Rio Grande do Sul registrou alta de 2,5% no segundo trimestre de 2021 em relação ao trimestre anterior. Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) mostram um avanço de 27,7% quando a comparação é feita com o mesmo período do ano passado. Em ambos os casos, as taxas do Estado superam o desempenho registrado no Brasil (-0,1% e +12,4%, respectivamente). No acumulado de 2021, a alta no PIB do Estado chega a 16,2% quando comparado com o primeiro semestre de 2020, desempenho também superior ao observado no país (+6,4%). Os resultados referentes ao segundo trimestre do ano foram divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

***

Até a próxima!

Comentários