ESCOLA DE GASTRONOMIA SENAC PELOTAS IRÁ OCUPAR PRÉDIO DO BANCO DO BRASIL

Construção histórica, localizada no coração da cidade, contará com uma escola de gastronomia do Senac aberta ao público, além de um café e um memorial
A histórica cidade de Pelotas, patrimônio cultural brasileiro, junto com a Fecomércio-RS, firmaram, na manhã da última segunda-feira, 2, uma parceria com foco no desenvolvimento gastronômico e turístico do município e região. Em live que contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas e do presidente da Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, foi anunciada a destinação do antigo prédio do Banco do Brasil, que passará a abrigar uma escola de gastronomia do Senac, além de café e um memorial.

A prefeita do município, Paula Mascarenhas, destacou a importância da parceria, que irá revitalizar um dos mais importantes prédios da cidade. “Pelotas merece nossa atenção quando o assunto é a valorização da cultura e memória da região. A ideia de destinar o antigo prédio do Banco do Brasil para a Fecomércio-RS, por meio de ações do Sesc e Senac, faz com que essa parceria tenha um importante significado para toda a comunidade. No local, que irá contar com um braço turístico, terá uma cozinha-show, em que o turista poderá ter uma experiência única e conhecer os famosos doces da cidade de Pelotas”, afirma.

O presidente da Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, reiterou a importância de momentos como este para o fortalecimento local. “Hoje é um dia de alegria. Termos essa parceria de longa data concretizada vislumbra um futuro próspero para uma das cidades mais queridas do nosso Estado. Poder contribuir para o desenvolvimento não só da área gastronômica, importante para a cidade, mas para o desenvolvimento de toda a região, fortalecendo o turismo, é a certeza que lutamos pelas melhores soluções para o RS.” O dirigente também citou a importância do vice-presidente da Fecomércio-RS e secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, que viu o potencial do projeto e tornou possível a parceria.

Integrante do programa Iconicidades, do governo do Estado, o projeto arquitetônico de restauração do prédio e dos anexos será realizado por meio um concurso.O espaço, que também contará com uma parceria do Sesc local, terá um café para atender o público e um memorial sobre os doces de Pelotas.

Fundado em 1968, o Senac Pelotas é uma das mais tradicionais escolas de gastronomia da região. Com cerca de 13 mil pessoas capacitadas por ano, a ampliação na oferta de atividades e cursos fortalece a importância da capacitação profissional e a necessidade de ações educacionais para o desenvolvimento da sociedade.

Além disso, o Sesc também é um importante parceiro promovendo uma série de ações como o Festival Internacional de Música. O evento é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Em dez edições,  mais de 300 mil pessoas já assistiram a 493 apresentações desde a primeira edição, em 2011 e cerca de 2600 alunos participaram das aulas ao longo da última década.

Comentários