COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 31.08.2021

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Novo Nacional – O Grupo BIG concluiu no último dia 18 de agosto, o novo ciclo do projeto Super Nova Geração  no Rio Grande do Sul. O projeto prevê a revitalização de todos os seus supermercados – lojas das bandeiras Nacional na região Sul  e Super Bompreço no Nordeste -, e o investimento em novos serviços. A unidade conhecida como Cinquentão já foi totalmente remodelada. Também serão revitalizadas as lojas Nacional das cidades de Pelotas, Bagé, Dom Pedrito, Alegrete, Santa Maria, Rosário, São Borja, São Gabriel, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul.

***

Sobre o Grupo BIG – O Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com 391 unidades e mais de 40 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São 7 bandeiras entre hipermercados (BIG e BIG Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis.

***

Parque – Próximo ao seu quinto aniversário, o Pelotas Parque Tecnológico recebeu no seu ecossistema mais uma empresa de base inovadora. A Santo Comunicação trabalha com publicidade e geração de conteúdo com atuação em marketing digital e branding desde 2015, e iniciou as atividades no Parque nas primeiras semanas de agosto. De acordo com o CEO da empresa, Pierre Veiga, a chegada ao PPT traz consigo a proposta de desenvolvimento de novos produtos. “Aqui dentro temos a oportunidade de aproveitar uma conexão imensa com empresas que desenvolvem plataformas digitais e apps, então conseguimos encontrar diversos parceiros”, diz ele, ao contar que também projeta o lançamento de uma plataforma de valorização de empresas locais em parceria com instituições e empresas de tecnologia sediadas no local.

***

Investimento / crescimento – A Toli Distribuidora investirá em mais duas unidades neste semestre. A empresa gaúcha atua há 37 anos no mercado automotivo e comemora os bons resultados com novidades no interior de São Paulo: em agosto, a nova unidade será inaugurada em Americana, enquanto que a unidade de Marília deverá iniciar as atividades em outubro. O mercado de autopeças é um dos que esperam bons resultados da recuperação econômica em 2021 com até 14,6% de crescimento, de acordo com o Sindipeças.

***

Portos – Os resultados dos primeiros sete meses do ano, a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) registrou números importantes para os terminais públicos do Estado. O porto do Rio Grande teve o terceiro melhor mês dos últimos anos enquanto o de Pelotas dobrou as movimentações em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho ainda contempla o porto de Porto Alegre e a movimentação privada do complexo do Superporto do Rio Grande. No período entre janeiro e julho, os complexos movimentaram 26.735.005 toneladas, aumento de 7,18% em relação ao mesmo período do ano passado e de 13,05% em relação aos sete meses de 2019.

***

O complexo portuário do Superporto do Rio Grande, que envolve o Porto Público, os cinco terminais particulares arrendados, dois estaleiros e quatro terminais de uso privado de empresas foi responsável pela maior parte deste montante: foram 25.285.651 toneladas no período de janeiro a julho, aumento de 6,01% na comparação com o mesmo intervalo de 2020. A movimentação de julho se caracterizou como a terceira melhor da história do complexo do Superporto, com 4.475.949 toneladas movimentadas. O total verificado ficou próximo ao do mês de abril, com 4.479.712 toneladas, e de maio com 4.549.639 toneladas.

***

Com relação às movimentações no Superporto, os destaques de maior aumento percentual de cargas ficaram por conta das cargas de madeira, que aumentaram suas movimentações em 319,99%, seguido pela ureia (76,62%), farelo de soja (28,48%), trigo (17,24%) e celulose (11,73%).

***

O porto de Pelotas registrou aumento de 100,50% nas movimentações realizadas no mês de julho em relação ao mesmo período do ano passado. Por conta disso, maio pode ser considerado o terceiro melhor mês do ano em cargas transportadas. As duas principais mercadorias do porto pelotense, toras de madeira e clínquer (composto para fabricação de cimento), aumentaram suas cargas em relação ao ano passado.

***

O porto de Porto Alegre foi o responsável pela movimentação de 449.609 toneladas de fertilizantes, que junto a cevada, trigo, sal e outros alcançaram 616.743 toneladas no período de sete meses de 2021. Em relação ao ano passado, o total de cargas movimentadas no cais porto-alegrense registrou aumento de 24,32%.

***

Até a próxima!

Comentários