COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 27.07.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Nota dez! – Uma excelente notícia para Pelotas: O governador Eduardo Leite e a prefeita Paula Mascarenhas estiveram ao vivo no Treze Horas da última sexta-feira, 23.07, onde anunciaram com exclusividade no programa o início do projeto para a construção de uma avenida na beira do Canal São Gonçalo, um velho sonho do programa Treze Horas. ” – Será a cidade finalmente se voltando de frente para às suas águas”, comentou o coordenador do Treze, jornalista Clayton Rocha. Estavam no programa ainda os deputados Luiz Henrique Viana (estadual) e Daniel Trzeciak (federal) e o vice-prefeito Idemar Barz, que recentemente se filiou ao PSDB.

***

Aérea – Pelotas terá voos diretos da Gol Linhas Aéreas para São Paulo a partir do dia 13 de dezembro. Em 30 março de 2022, será a vez de Uruguaiana ganhar linha direta para o estado paulista, seguida pelos municípios de Santo Ângelo, no dia 30 de junho, e Santa Maria, em outubro, em data ainda a ser definida. A Companhia já opera linhas diretas de Caxias do Sul e Passo Fundo para o estado paulista. O RS já conta com rotas regionais ligando a capital gaúcha ao interior do Rio Grande do Sul, rotas essas que serão ampliadas, segundo a empresa aérea.

***

Pesquisa – A 13ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, realizada pelo Sebrae RS, entre os dias 28 de maio e 30 de junho, revela que o novo modelo de gestão da pandemia no Estado, permitindo o funcionamento de maior número de atividades, aliado ao impulso no ritmo da vacinação, está tendo reflexos positivos. Há uma retomada da maior parte dos empreendimentos, e, 4 em cada 5 deles seguem em funcionamento.

***

Parceria I – Durante a agenda do governador Eduardo Leite em Rio Grande na quinta-feira, 22, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a Portos RS e o Sindicato dos Terminais Marítimos de Granéis Sólidos e Líquidos em Geral e de Containers no Porto do Rio Grande (Sintermar/RG) assinaram um termo de intenções que estipula o desenvolvimento de tecnologias para segurança e controle de tráfego aquaviário no canal de acesso ao terminal portuário do Rio Grande. De acordo com o documento, a Furg, por meio da unidade iTec-Furg/Embrapii, ligada ao Parque Científico e Tecnológico (Oceantec) da universidade, unirá esforços com as áreas técnicas da Portos RS e terminais portuários adjuntos para desenvolver, de forma permanente, tecnologias que atendam às necessidades locais de tráfego aquaviário seguro e eficiente e que possam posteriormente ser compartilhadas com outros portos brasileiros. A estimativa de início efetivo das atividades conjuntas está prevista para o primeiro trimestre de 2022.

***

Parceria II – A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) firmou parceria com o Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon) para a realização do projeto CUB Região Sul. Com a assinatura da cooperação técnica, os alunos do curso de Engenharia Civil, com o apoio do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), irão auxiliar na construção, pela primeira vez, de um indicador regional para o setor. Durante o lançamento do projeto, o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, destacou que o CUB Região Sul irá estreitar a relação com o Sinduscon. “Essa aproximação na busca de soluções coletivas aos problemas da sociedade tornam a universidade mais próxima, mas participativa, inclusiva e, principalmente, uma universidade viva para a sua região”, disse o reitor ao reafirmar a Católica como uma instituição comunitária que trabalha pelo desenvolvimento regional.

***

Até a próxima!

Comentários