DEPUTADO PROPÕE FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA METADE SUL

Deputado trabalha para amenizar desequilíbrios regionais no desenvolvimento no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação/ Gabinete do deputado Marcus Vinícius

Natural da região, Marcus Vinícius de Almeida(PP),  apresenta frente parlamentar que visa o combate das desigualdades regionais e o desenvolvimento da Metade Sul

Com o objetivo de estimular debates e proposições para mitigar as principais carências econômicas e sociais no Estado, o deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP), está formando a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Metade Sul. Após recolher as assinaturas necessárias dos parlamentares, o requerimento foi protocolado na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na quarta-feira (02/05).

De acordo com Marcus Vinícius, houve o entendimento da necessidade de criar esta frente para atualizar o mapeamento das necessidades que integram a região, além de  identificar soluções e dialogar com a sociedade. “Apesar de todo seu potencial produtivo, a Metade do Sul possui indicadores econômicos e sociais comparados ao do nordeste brasileiro. Porém, não dispõe de uma política permanente para combater o desequilíbrio regional. Entendemos que somente deixará de ser a metade pobre do estado, quando for devidamente priorizada e estimulada a se desenvolver.” afirma.

Além disso, o deputado aponta que a trajetória de investimentos foi historicamente preterida em comparação com outras partes do Rio Grande do Sul. Segundo o último levantamento feito no Estado, com a ausência de investimento sólidos da iniciativa pública e privada, a região é apontada como a mais defasada entre todas. Por isso, a iniciativa deve atuar no fomento de oportunidades.

A última vez que o legislativo gaúcho atuou precisamente neste tema foi em 1998, quando o deputado Frederico Antunes (PP)conduziu uma comissão especial com este objetivo. Atualmente, tramita no Congresso um projeto de autoria do Senador Lasier Martins (Podemos) que busca implantar um Programa Especial de Desenvolvimento da Metade Sul do RS.

A Frente Parlamentar vai direcionar um olhar atento para esta zona e suas dificuldades. A intenção do movimento é percorrer o sul gaúcho para defender os interesses da comunidade e valorizar todo seu potencial, escutando as demandas da indústria, comércio, agropecuária e do meio social.

Comentários