COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 23.03.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Luz – Mais um passo foi dado em direção à conclusão das obras de ampliação e modernização do Complexo de Rio Grande da Yara Fertilizantes. A empresa iniciou a nova operação de granulação, que é parte importante na cadeia de sua produção. Ao passo que as obras avançam, a empresa também se prepara para a época de maior movimento do setor, o que viabilizou a abertura de mais de 200 vagas temporárias para o Rio Grande do Sul. A entrada da nova Granulação em operação é um marco importante do Projeto Consolidação, que está transformando a unidade de Rio Grande no maior e mais moderno complexo de produção e mistura de fertilizantes da América Latina. O próximo passo será o término das obras da unidade de Acidulação, o que deve ocorrer no final do primeiro semestre, quando então, a empresa dobrará sua capacidade de produção e terá a possibilidade de diminuir a importação de superfosfato simples (SSP), reduzir custos na produção dos fertilizantes e trazer muitos benefícios ao produtor.

***

Descaso – Não se deve questionar o direito do homem do campo em ter ou não ter arma. Essa é uma pauta vencida no Rio Grande do Sul e que remonta ao início até da criação do estado. Aqui em cada estância, em cada fazenda em cada propriedade rural tem que ter muita arma para combater esse crime hediondo que o produtor sofre: o abigeato! No programa Treze Horas da segunda-feira, 15.03, conversei com um produtor rural e ele narrou que lamentavelmente voltou a receber em sua propriedade a ‘visita’ dos criminosos. Mataram cinco novilhas (que recentemente haviam sido recebido vermífugo o que torna a carne imprópria para consumo pelo menos por 30 dias) e ainda deixaram um rastro de estragos na propriedade. Este é um fato permanente que ronda a região sul do estado, nas zonas rurais. E mais do que isto: há ainda invasões de propriedades e até agricultores sendo feitos de reféns não raras vezes. Lamentavelmente. Terminada a entrevista uma série de mensagens chegaram ao programa Treze Horas, com relatos semelhantes ao feito pelo produtor rural. Necessitamos de uma ação urgente!

***

Conecta – Com a mudança no comportamento do consumidor, as restrições da pandemia e a necessidade de novos canais de venda, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas criou a ação CDL Conecta. A página on-line cadastra o contato de WhatsApp dos lojistas interessados para que fiquem à disposição dos consumidores para receber mensagens. Ao acessar o site é possível encontrar o link de todas as lojas cadastradas. O consumidor então clicará na loja que deseja entrar em contato e será direcionado automaticamente para enviar uma mensagem de WhatsApp. Através do aplicativo será possível iniciar a conversa, escolher o produto/serviço e combinar os métodos de pagamento e entrega diretamente com a loja.

***

Saída encontrada – Muito afetadas pelas medidas de distanciamento social, necessárias ao enfrentamento da Covid-19, pequenas empresas precisaram se reerguer e encontrar soluções em meio à crise econômica. No caso da Empório Pelotense, que inaugurou sua primeira loja em 2019, a saída foi diversificar os produtos e buscar fluxo de vendas, mesmo com o ponto comercial fechado.  A empresa enfrentou o desafio do contato direto com o público ao investir em uma área de 13m² em um prédio histórico de Pelotas. O espaço foi planejado e aberto em 2019, pouco antes da explosão da pandemia. Precisando pagar as contas e querendo manter o ponto comercial, o empreendimento desenvolveu um novo cardápio logo no início do distanciamento social e conseguiu recuperar a queda drástica nas vendas, reinventando as delícias que sempre ofereceu.  Agora, com a loja fechada após a nova onda do vírus, a Empório Pelotense segue investindo na expansão do cardápio para manter os pedidos. Com a páscoa chegando e os doces em alta, A Empório Pelotense foi atrás de parcerias na Serra Gaúcha.  Projetos do Sebrae RS, relembra o início de março e conta como o Sebrae auxiliou os empreendedores a se adequarem a um novo modelo de negócio.

***

Até a próxima!

Comentários