COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 03.03.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Aérea – A Gol Linhas Aéreas anunciou na semana passada que deverá iniciar em outubro o voo entre Pelotas e Guarulhos-SP. A decisão faz parte de conceito logístico da Gol e de acordo com o Governo do Estado para a ampliação dos voos regionais. Conforme o assessor da presidência da Gol, Alberto Fajerman, a intenção da companhia é voar em outubro de 2021, diretamente de Pelotas e Uruguaiana para o aeroporto internacional paulista. Posteriormente, a partir de março de 2022, também promover voos diretos de Santa Maria e Santo Ângelo. A empresa anunciou ainda que pretende realizar pelo menos quatro voos regionais com destinos diretos, ligando o interior do Rio Grande do Sul até São Paulo. A Gol quer disponibilizar a partir de maio os bilhetes para venda, projetando o início dos voos no segundo semestre deste ano.

***

Polo – Através do Edital de Seleção 2021, lançado em janeiro, estão abertas as inscrições para novas empresas no Pelotas Parque Tecnológico. Startups, empresas iniciantes, de médio ou grande porte – que tenham projetos inovadores – podem se inscrever na primeira versão do Edital publicado, que tem como base prioritária a tecnologia para saúde, tecnologia da informação e comunicação, e indústria criativa para o ecossistema de inovação em Pelotas. O PPT conta, atualmente, com 5 espaços disponíveis, podendo disponibilizar mais 4 novos espaços até o final de março, devido ao remodelamento para ampliar ofertas e a atração de novas empresas. As áreas variam de 26m² a 257m². As empresas interessadas também poderão ingressar no ambiente de inovação do PPT através da Coworking Co.Place, o espaço de trabalho compartilhado instalado no ecossistema empreendedor do Pelotas Parque.

***

Índice – Os empresários estão mais confiantes com a retomada das atividades, reflexo do avanço da vacinação e da perspectiva de melhora no cenário econômico. É o que mostra a mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, desenvolvida pelo Sebrae RS. O levantamento apontou que 42% dos empresários pretendem expandir seus negócios no primeiro semestre deste ano, seguidos de 39% que pretendem manter, 11% reposicionar, 5% retomar e 2% reduzir. Apenas 1% dos entrevistados pretendem encerrar as atividades da empresa. O reflexo disso está no percentual de apenas 12% das empresas que permanecem sem funcionar, enquanto 88% estão operando. Por conta disso, o faturamento também apresenta sinais de recuperação. O mês de janeiro apresentou o melhor resultado da série, com 24% dos negócios sinalizando aumento, 33% manutenção e 43% redução.

***

A venda – O Porto de Pelotas consta na lista de desestatizações publicada pelo governo federal no Diário Oficial da União. O decreto presidencial qualifica empreendimentos rodoviários, portuários e aeroportuários para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O terminal portuário pelotense é a única estrutura gaúcha que consta na lista divulgada na última terça-feira (23). Um leilão irá ocorrer no dia 9 de abril para a escolha da empresa que irá operar o local pelos próximos 10 anos. O investimento previsto é de R$ 16 milhões na malha portuária, o que amplia a possibilidade de novos empregos no município. Desde 2015, o porto de Pelotas vem sendo utilizado pela CMPC, uma das principais empresas de celulose da América Latina. O vínculo entre o porto e a empresa, assinado em 2015, é regido por um contrato de uso temporário. O Porto de Pelotas tem atualmente quatro acessos: rodoviário, pelas BRs 392 e 471; ferroviário, marítimo e fluvial, e por isso desperta interesse de empresas privadas.

***

Até a próxima!

Comentários