“O objetivo é nos prepararmos desde agora. O Pelotas Parque já iniciou o ano com algumas ações positivas, como o fortalecimento do projeto da ciclovia e a abertura de um novo edital para receber empresas em nosso espaço”, destaca Rosâni. A expectativa é de que ao longo do ano se tenha mais novidades que possam comemorar a consolidação do Pelotas Parque Tecnológico e a sua importância para a região. “Há muitas ideias boas que vão nascer nos próximos meses”, afirma a Diretora Executiva.
O selo comemorativo dos 5 anos foi criado em harmonia com esse novo momento e também para demonstrar a força da marca do Pelotas Parque Tecnológico, que hoje é referência como um polo de tecnologia. “O selo irá acompanhar os nossos projetos ao longo do ano para destacar a importância de o PPT chegar a esse momento de maturidade e protagonismo entre os parques tecnológicos do Estado”, explica Rosâni.
Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. O parque possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa.
Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas e 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.