COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 26.01.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Luz – A EBR – Estaleiros do Brasil, que tem o seu estaleiro localizado no município de São José do Norte, vai participar do processo de licitação da construção das plataformas P-78 e P-79 da Petrobrás. A participação gera alento em relação ao Polo Nava aqui do sul que envolve São José do Norte e Rio Grande.   A referida chamada ou licitação é parte da estratégia de desenvolvimento do campo de exploração de petróleo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. O recebimento das propostas acontecerá no dia 1º de fevereiro e são esperadas cerca de dez companhias nacionais e internacionais. Além do complexo gaúcho, estão concorrendo pela demanda da estatal empresas como Estaleiro Brasfels, Single Buoy Moorings, Toyo Engineering Corporation, Keppel Shipyard, Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, Modec, Samsung Heavy Industries, Hyundai Heavy Industries e Technip France.  O CEO da EBR, Maurício Godoy, disse estar otimista quanto às chances de conquistar novos projetos a serem executados a partir de 2021.

***

Portos I – A Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) divulgou na semana passada o resultado do ano de 2020 dos três portos públicos do Estado sob sua administração: o Porto do Rio Grande, de Pelotas e Porto Alegre. Os resultados apresentados mostram que os portos gaúchos estão cumprindo seu papel para com a sociedade mantendo seu funcionamento e proporcionando a chegada e saída de produtos do RS. Ao longo do ano de 2020 o porto rio-grandino movimentou mais de 38 milhões de toneladas de carga somente no complexo público. Um dos destaques do ano foi o mês de junho, período em que foi movimentado o montante de 4.401.716 toneladas, batendo o recorde que havia sido verificado no mês de setembro de 2018, quando haviam sido 4.340.915 toneladas, junho de 2020 foi o melhor mês da história do Porto do Rio Grande.

***

Portos II – O Porto de Pelotas mostrou no fechamento de 2020 um incremento da movimentação de toras de madeira de mais de 23 mil toneladas movimentadas a mais em relação ao ano de 2019, uma diferença positiva de 2,60%. Atualmente a movimentação de toras de madeira responde por mais de 90% da movimentação do porto pelotense. A soma da movimentação dos três portos, que vem operando durante a pandemia com todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias internacionais, teve uma movimentação total de 39.917.286 de toneladas – isto somente nos três portos públicos.

***

Parceria – A cooperativa financeira e de crédito Cresol inicia parceria técnica e financeira com o Pelotas Parque Tecnológico. O objetivo é fomentar a inovação, tecnologia, empreendedorismo e o desenvolvimento econômico, com o aprimoramento de gestão financeira para os empreendedores da região. A Cresol fará atendimento presencial com agendamento para apresentação dos seus produtos, com o intuito de fortalecer ações de crédito, apoiar as startups, empreendedores e universitários das Instituições de Ensino e Pesquisa. A parceria irá auxiliar em questões relacionadas ao crédito, através da experiência qualificada da empresa com o crédito do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), e na criação de um calendário de atendimentos para as empresas residentes, para a Rede Candy Valley e eventos em geral.

***

Agro – A concessionária Alvorada John Deere, de máquinas e implementos agrícolas, anunciou um investimento de cerca de R$ 8 milhões na construção de uma sede própria em Pelotas. As instalações serão construídas às margens da BR-392, em uma área de mais de dois hectares, próxima ao viaduto no Centro de Eventos. Atualmente com sede localizada nas Três Vendas, a empresa visa oferecer um local mais amplo, moderno e que não seja dentro do centro urbano.

***

Até a próxima!

Comentários