Empresa teve crescimento de 15% por semana no último trimestre de 2020. A plataforma apontou ainda aumento de 20% ao mês na busca das pessoas por tratamento terapêutico com psicólogos e psiquiatras.
A startup da área da saúde Fácil Consulta encerrou 2020 com números crescentes: o último trimestre do ano apresentou crescimento de 15% por semana para a empresa, reflexo do aumento na marcação de consultas presenciais e por telemedicina. Os números foram impulsionados pela retomada da economia e atividades devido à pandemia e pelo crescimento nos atendimentos psicológicos e psiquiátricos, que registraram aumento de 20% ao mês no segundo semestre. Recentemente, uma pesquisa da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) já apontava o alto impacto negativo da pandemia no estresse e na qualidade do sono.
“Em abril, com a forte onda do COVID-19, percebemos uma grande adesão pela teleconsulta, onde as especialidades mais buscadas sempre foram psicologia e psiquiatria. Com a maior flexibilização, a partir de setembro, vimos um grande aumento de procura para consultas presenciais. Acreditamos que, se for necessário uma nova parada, não sofreremos o mesmo impacto que tivemos em abril, quando o número de agendamentos caiu pela metade. Agora, os pacientes e médicos já estão mais orientados a respeito das teleconsultas e adequados às medidas de prevenção para uma consulta presencial”, avalia Patrick Goulart, CMO da Fácil Consulta.
O intenso trabalho da startup em 2020 traz reconhecimentos no mercado de healthtechs. Recentemente, a empresa foi citada entre as cinco startups da área da saúde que prometem fazer a diferença em 2021, em uma pesquisa feita pelo Sebrae-RS e o Instituto Caldeira. Ainda, em 2020, a Fácil Consulta também foi citada no relatório “Distrito Healthtech Report Brasil 2020” como uma das 20 plataformas mais acessadas entre startups de saúde no Brasil, com mais de 200.00 acessos por mês. Também foi no ano passado que a Fácil Consulta expandiu para os estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, além do Rio Grande do Sul.
Pesquisas apontam aumento de estresse na pandemia
Pesquisas nacionais e regionais confirmam os números da Fácil Consulta sobre o aumento da busca das pessoas por profissionais que atuam com saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. Uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre abril e maio de 2020, com 17 mil pessoas, trouxe um resultado alarmante: 86,5% dos entrevistados estavam enquadrados em algum tipo de ansiedade patológica.
No Rio Grande do Sul, uma pesquisa da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) identificou que mais de 60% dos entrevistados apresentaram sentimentos negativos e 68,4% apresentaram modificação na rotina de sono. A maioria da amostra realizou alguma atividade para minimizar o estresse durante a pandemia (96,1%), sendo a mais utilizada assistir filmes e séries (75,1%). Os resultados de estresse foram considerados altos (24% da amostra estavam com alto nível de estresse) se comparados com estudos elaborados durante o mesmo período em outros países. Os dados são do trabalho de conclusão de curso “Impacto da Covid-19: Estresse e estratégias de coping no período da pandemia”, da acadêmica do curso de Psicologia, Vanessa Von Ahnt, sob orientação da professora Vera Figueiredo.
Sobre as Consultas na Plataforma – Atualmente, o valor das consultas é em média de R$ 100 a R$ 150, o que chega a ser 50% a menos do que o normal. A plataforma atende pessoas de todo o Brasil pelo sistema de telemedicina e com consultas presenciais nas cidades de Pelotas (RS); Santa Maria (RS); Florianópolis (SC); Joinville (SC); Maringá (PR); Londrina (PR) e Cuiabá (MT). Todos os agendamentos – presenciais ou por teleconsulta – são feitos pelo site https://facilconsulta.com.br/ e o paciente recebe as informações por e-mail e SMS logo em seguida. No dia anterior da consulta ele também recebe avisos para que não se esqueça da marcação.
Sobre o Fácil Consulta (https://facilconsulta.com.br)
O Fácil Consulta foi desenvolvido para revolucionar, ampliar e facilitar o acesso à saúde para a população brasileira. Para isso conta com uma plataforma online que lista os horários disponíveis em consultórios de dezenas de especialidades médicas. Depois de instalar o app ou acessar o site, basta que o paciente faça a busca do profissional utilizando alguns filtros e, pronto: em poucos passos, a consulta estará agendada. Um dos grandes diferenciais da consulta marcada pelo Fácil Consulta é o valor muito mais acessível que o de um atendimento particular, podendo variar por especialidade. Outro diferencial relevante é a possibilidade do paciente ter disponível a foto do profissional e suas qualificações, avaliações e opiniões de outros pacientes que já consultaram com o profissional, assim, o Fácil Consulta traz uma maior tranquilidade para aquela pessoa que não conhece o profissional. O blog do Fácil Consulta (https://facilconsulta.com.br/
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