COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 12.01.2021

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Fusão – O Laboratório Antonello, com sede em Pelotas, foi incorporado pelo Grupo Dasa, uma das gigantes de medicina diagnóstica do Brasil e da América Latina. A informação foi repassada pelo bioquímico Rodrigo Proto Siqueira, do Antonello durante o programa Treze Horas da segunda-feira, 04.01. O Grupo Dasa com dezenas de laboratórios líderes no Brasil, que trouxeram sua expertise em diagnose e a credibilidade que desfrutam junto aos seus públicos locais. São mais de 30 marcas, às quais agora se soma o Laboratório Antonello. Rodrigo, em sua participação no programa, revelou que foi o Dasa que encontrou os dois casos da nova variante do coronavírus, em São Paulo, no último dia 31 de dezembro. Segundo a empresa, essa é a mesma cepa que surgiu no Reino Unido. A descoberta foi comunicada ao Instituto Adolfo Lutz e à Vigilância Sanitária, segundo informações.

***

Ela – Os usuários do trecho sul da BR-116 ganharam um novo trecho duplicado desde a última quinta-feira (7). Foi liberado 1,86 quilômetro no lote três, na região de Tapes. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os veículos começaram a trafegar em duas pistas na própria quinta-feira. Com essa liberação, 2 dos 9 lotes da obra estarão concluídos. A duplicação do trecho sul da BR-116 é uma bandeira do programa Treze Horas e remonta o ano de 2013, quando foi iniciada uma grande mobilização regional a partir das Alianças Pelotas e Rio Grande, no estúdio do Salão Amarelo da Associação Comercial de Pelotas. Em que pese a obra esteja atrasada e em ‘passos lentos’ o Treze continua acompanhando constantemente este processo. Já são mais de 120 quilômetros duplicados entre Pelotas e Porto Alegre.

***

Acabou – Mesmo com o aumento de casos de contágio pelo novo coronavírus, o início do ano no Brasil foi marcado pelo fim da vigência do decreto de calamidade pública, aprovado pelo Congresso Nacional em 20 de março de 2020. O fim da vigência do decreto reduz os recursos disponíveis para financiar políticas de assistência social, ações emergenciais na saúde e no setor produtivo que estavam atrelados ao fim desse prazo estabelecido em 31 de dezembro de 2020. Foi a principal exposição na reunião do secretariado com a prefeita Paula Mascarenhas a feita pelo secretário Jairo Dutra. Ou aperta o cinto ou vai faltar dinheiro durante o ano de 2021!

***

Embarcadero – Na semana que passou aconteceu a cerimônia de assinatura do contrato com a Embarcadero Empreendimentos para conceder o uso da área que está sendo revitalizada junto ao Guaíba, no Centro de Porto Alegre. O Cais Embarcadero, complexo de restaurantes, bares e espaço de lazer deve ser inaugurado no dia 9 de março e o contrato de arrendamento da área é de 66 meses. A Embarcadero é responsável pela construção dos novos espaços de entretenimento e serviços à população no trecho entre o armazém A7 e a Usina do Gasômetro. A partir do chamado termo de concessão de uso oneroso de imóvel, a empresa poderá administrar a área de propriedade do Estado por cinco anos ou até que o futuro projeto para toda a área do cais seja concluído. A assinatura da concessão só foi possível agora porque, após romper com a concessionária por descumprimento de contrato, o governo encaminhou pedido à União para retirada da poligonal portuário. O pedido foi atendido e, desde novembro, o terreno do cais passou a ser administrado somente pelo Estado. O complexo do Cais Mauá havia sido concedido em 2010, pelo período de 25 anos, ao consórcio Cais Mauá do Brasil (CMB). Mas, além de não iniciar as obras depois de nove anos, as empresas cometeram diversas infrações contratuais e não realizaram a manutenção dos armazéns históricos, o que levou à rescisão, anunciada pelo governador no final de maio de 2019.

***

Futuro – A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está oferecendo sete novos cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância (EAD). São eles: Biomedicina, Ciência de Dados e Internet das Coisas, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gestão da Tecnologia da Informação e Segurança Pública.

***

Até a próxima!

Comentários