COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 29.12.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL_________________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Varejo – Em levantamento feito com base em emissões de notas fiscais entre 13 de março e 30 de novembro deste ano foi registrado um aumento de 0,3% no valor das notas fiscais eletrônicas e nas notas fiscais eletrônicas ao consumidor emitidas no RS segundo a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz). Estes dados mostram que, no Rio Grande do Sul, o valor total de vendas ficou praticamente igual ao do mesmo período do ano passado. Entretanto, os efeitos variam conforme o segmento, o porte das empresas e o recorte geográfico analisado.

***

Reforma – A FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – entende que a redução da alíquota geral do ICMS de 18% para 17,5% no próximo ano melhora o projeto de lei enviado para votação na Assembleia Legislativa. Contudo, o presidente da entidade, Gilberto Porcello Petry, avalia ser necessária uma redução escalonada em quatro anos da alíquota de energia, telecomunicações e combustíveis, que foi majorada para 30%. A FIERGS propõe que as alíquotas desses três setores sejam reduzidas para 29%, 28%, 27% e 25% ao longo dos próximos quatro anos para voltar ao patamar normal anterior às majorações. Pela proposta alternativa apresentada aos deputados na quarta-feira, a ideia é manter os 30% por três anos, até 2023.

***

Negócio – A startup Melhor Envio, de Pelotas, foi adquirida por R$ 83 milhões pela Locaweb, líder no Brasil e na América Latina em hospedagem de sites, serviços de internet e computação em nuvem. A negociação foi firmada no último dia em 14 de dezembro. A plataforma pelotense foi a primeira a oferecer frete via e-commerce, conectando pequenos e médios vendedores da internet às principais transportadoras e empresas de logística do país. Com o apoio da Locaweb, a expectativa é de que o ritmo de crescimento seja mais acelerado, atingindo uma base maior de clientes. A Melhor Envio foi incubada, entre os anos de 2013 a 2016, no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da Universidade Católica de Pelotas.

***

2020 – A Associação Comercial de Pelotas – ACP – em reunião de diretoria indicou os agraciados nas áreas do empreendedorismo, instituições e profissionais que se destacam em Pelotas no ano que está se encerrando. Os nomes escolhidos através de votação on-line pela diretoria, para serem os Homenageados do Ano de 2020. Os agraciados são:  Comerciante do Ano: Maria Helena Lubke Jeske – Imperatriz Doces Finos; Mérito em Serviços: Guilherme Acosta Moncks – Sócio-fundador do MZ Advocacia, advogado da Aliança Pelotas e membro do Comitê de Crise da Prefeitura Municipal de Pelotas; Instituição Amiga de Pelotas: Hospital Beneficência Portuguesa de Pelotas, entregue a seu presidente Francisco José Leal Serra, há 25 anos à frente da instituição. A ideia de uma cerimônia oficial de entrega dos troféus aos destaques do ano, deverá ser realizada em 2021, em momento oportuno, após o cenário de pandemia.

***

Varejo – O setor de supermercados registrou um crescimento de 8% em relação ao Natal do ano passado, segundo apuração da Associação Gaúcha de Supermercados – Agas, divulgada pelo presidente da entidade, Antônio Cesa Longo. De acordo com o dirigente, o movimento maior foi registrado sobretudo nos últimos cinco dias antecedentes à véspera do Natal.

***

Até a próxima!

Comentários