COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 14.07.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL____________________Paulo Gastal Neto

www.caminhosdazonasul.com.br

Acesso controlado – Considerando a responsabilidade que tem com a manutenção do abastecimento de produtos para a sociedade que passam pelos Portos do RS, são muitos os profissionais que estão trabalhando duro nos nossos portos para fazer o país continuar funcionando. Como todos sabem o Rio Grande do Sul adotou o modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. O superintendente da Portos RS tem enfatizado que os funcionários e colaboradores da autarquia de que deve ser priorizado o regime de trabalho home office, ficando de forma presencial somente os serviços estritamente necessários e em que não seja possível ser realizado através de tele-trabalho. Ele pede então que o pessoal que trabalha nas áreas administrativas dos Portos fique em casa!  Além disso desde a semana passada a fiscalização dos protocolos de entrada e segurança sanitária das instalações portuárias foi intensificada, com a aplicação de questionários investigativos mais completos para a detecção de possíveis sintomas desta doença mortal entre os trabalhadores. Além disso, continua ocorrendo a aferição da temperatura desde o mês de março em todos os trabalhadores que acessam as dependências portuárias.

***

Valor – Manter uma das principais culturas do RS, através do cooperativismo, é uma saída interessante em tempos de altas dificuldades. A cooperativa de crédito Sicredi,, que nasceu no agronegócio e nesse sentido está sempre buscando soluções que atendam o produtor rural. A Sicredi Zona Sul é uma das Cooperativas do Sicredi atuantes em municípios que possuem a produção do fumo como vocação, tais como: Chuvisca, Dom Feliciano, Canguçu, São Lourenço do Sul, Turuçu, Morro Redondo, Camaquã, interior de Pelotas, Cristal e Arroio do Padre. Nesse sentido, está ofertando uma linha de financiamento voltada para o custeio do tabaco, com taxas e prazos diferenciados. O crédito disponibilizado pela Cooperativa foi pensado para possibilitar ao produtor um planejamento do seu fluxo de caixa, bem como o pagamento de insumos à vista. Segundo cooperados as taxas são menores em comparação com outras praticadas no mercado.

***

Fechado – O Shopping Pelotas informou que, com a indicação da bandeira vermelha em Pelotas no sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado do RS, Decreto da Prefeitura de Pelotas Nᵒ 6.288, o Shopping passará a operar apenas pelos seus canais on-line de vendas. Desde o início da pandemia, o empreendimento vem implementando novas formas de atender, considerando toda a segurança no enfrentamento da pandemia.  A Vitrine Virtual e o Delivery Point são dois desses sistemas que estão operando e à disposição dos pelotenses. O Shopping seguirá acompanhando a divulgação das bandeiras semanalmente pelo Governo e deverá reabrir assim que houver autorização.

***

Robopel-208 – O ROBOPEL-208 não terminou. Isso porque a novidade de fazer um evento totalmente digital para cumprir com o isolamento social foi tão bem recebida pela comunidade que a organização sentiu a necessidade de ampliar o tempo, distribuindo as oficinas até 31 de julho. Desde a segunda-feira, 6 de julho, está sendo exibida uma oficina por dia, a partir das 16h, agora pelo Canal do ROBOPEL no YouTube. Outro ponto, é que com os estudantes sem aulas, o ROBOPEL é uma opção educativa para os estudantes e suas famílias. Para ver o cronograma da programação acompanhe o Facebook do Robopel-208. As oficinas já apresentadas podem ser revistas pelo Youtube. Os temas abordados no Programa De Profe para Profe também estarão disponíveis no Youtube para quem não acompanhou a primeira transmissão. Para a Diretora Executiva do Pelotas Parque, Rosani Ribeiro, a prorrogação do ROBOPEL está alinhada a missão do Parque de integrar e valorizar as parcerias e as excelentes iniciativas dos oficineiros, além de compartilhar o conteúdo com não apenas com a sociedade pelotense, mas agora com todo o Brasil.

***

Até a próxima!

Comentários