COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 02.06.2020

CAMINHOS DA ZONA SUL

Paulo Gastal Neto – www.caminhosdazonasul.com.br

Atraso I – Dois trechos da duplicação do trecho Guaíba / Pelotas da BR-116 terão que ser relicitados para que as obras continuem. A informação foi revelada pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, durante uma videoconferência com o Deputado Federal do PSDB, Daniel Trzeciak de Pelotas. Em sua manifestação no diálogo com o deputado Trzeciak, Tarcísio de Freitas foi enfático ao dizer que os dois lotes em questão não podem mais receber ‘aditivos qualitativos’ por imposição da legislação e determinação do Tribunal de Contas da União. Os lotes estão localizados em Camaquã e São Lourenço do Sul.

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Atraso II – O ministro Tarcísio de Freitas afirmou ainda que existe forte possibilidade de acordos com o Exército para a conclusão de trechos da rodovia, mas não especificou como seria realizada a atuação dos militares. Também apontou que um trecho de 18 quilômetros da duplicação será entregue em julho, na região entre Sentinela do Sul e Camaquã. Até o final do ano, a previsão é de que 50 quilômetros estejam concluídos. Apesar da necessidade de novas licitações para os dois trechos relatados e que são os mais atrasados, Tarcísio de Freitas acredita que não haverá atrasos. De acordo com ele, as novas contratações serão realizadas em um período com maior volume de chuvas no Estado, o que minimizaria o impacto. A previsão de entrega da obra totalmente concluída foi mantida para o final de 2021.

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Agro – Um dos eventos agropecuários mais tradicionais do RS, a Expofeira de Pelotas, chegará à 94ª edição de 5 a 12 de outubro deste ano. Na semana passada durante uma videoconferência, o presidente da Associação Rural de Pelotas, Rodrigo Gonzalez, garantiu ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ernani Polo, a realização do evento. Atualmente a tecnologia ajuda muito e pode impulsionar o alcance de atividades relacionadas ao evento, como palestras, cursos e julgamentos de animais. São adaptações que se fazem necessárias frente à nova realidade vivida pela população.

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Trem I – O modal ferroviário no RS foi tema de uma reunião via web realizada entre a FIERGS, por meio do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), o senador gaúcho Luis Carlos Heinze e líderes empresariais de diferentes setores. Um dos objetivos da videoconferência, mediada pelo coordenador do Coinfra, Ricardo Portella, foi o de levar propostas à empresa Rumo, que detém a concessão no Estado, para investimentos que permitam a reativação de trechos da malha que estão desativados. A empresa apresentou um plano de modernização ferroviária que será analisado pela FIERGS e por outras entidades da indústria, agricultura e comércio, que utilizam as ferrovias para o transporte de cargas e participaram do encontro.

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Trem II – A malha ferroviária Sul, que inclui RS, PR e SC, é a segunda maior em extensão entre as concessionárias do País, com 6.586 quilômetros, sendo que 50% dessa extensão está localizada dentro do Rio Grande do Sul. São 12 ramais em território gaúcho, em um total de 3.259 quilômetros concedidos, sendo apenas 1.952 utilizados plenamente, 60% da rede. Em 2011, foram transportadas mais 8 milhões de toneladas/ano pelo modal ferroviário aqui no Estado. Em 2019, esse número baixou para menos de 5,5 milhões de toneladas/ano. Essa queda significativa preocupa os empresários, pois vai no sentido contrário ao do aumento de volume registrado anualmente pela produção industrial e agrícola do RS.

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Alta – A Concessionária Chevrolet de Pelotas UVEL foi a que mais vendeu no último mês de maio. Quem pensava em crise no setor se enganou. Em conversa com o programa Treze Horas da R.U., Realdir Furtado da UVEL, José Laitano da Nissul Renaut e Gala Veículos e ainda o pelotense Roberto Carvalho – Diretor da BMW Brasil Group, disseram que a reinvenção é uma imposição que não terá volta, mas vai acrescentar no meio automotivo. Uma virada no jogo em tempos de mobilidade alternativa e conceitos não tradicionais.

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Até a próxima!

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