Rio Grande: Escola de Belas Artes no complexo do Praça Rio Grande Shopping

    No próximo dia 30, quarta-feira, um coquetel de inauguração marcará a próxima etapa da história da EBAHL e do prédio das antigas arquibancadas do Jockey Club de Rio Grande. A 5R Shopping Centers revitalizou o espaço e convidou a escola a se instalar lá.

    O projeto de ter um centro de arte e cultura dentro de um complexo multiuso é novidade no Brasil. “Já deu certo, a Escola de Belas Artes já está participando da vida do shopping, a exemplo do Inverno Cultural, onde a Escola organizou, junto com o shopping, uma semana de mostras culturais, entre outros projetos, que deverão acontecer em breve. Isso é espetacular para a cidade.” – orgulha-se Felipe Fulcher, presidente da 5R Shopping Centers.

    O prédio, que tem cerca de 2 mil m², foi adequado às atividades da EBAHL. A recuperação das estruturas, todas as adequações e obra civil custaram cerca de R$ 2 milhões. “A Escola é um dos poucos conservatórios de arte do Brasil e faz um belíssimo trabalho, merecia esse presente de reconhecimento.” – afirma Fulcher.
    DSCN2613As aulas da EBAHL deverão começar junto com o início do período letivo das escolas municipais, no início de agosto. “Estamos com uma grande expectativa para o início das aulas, ajustamos todos os detalhes para que nossos alunos aproveitem a estrutura e que isso contribua com o trabalho que eles já vêm fazendo.” – explica Beatriz Batezat Duarte, diretora da EBAHL.

    A atual Escola de Belas Artes Professor Heitor Figueira de Lemos, instituição municipal da cidade do Rio Grande, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, originou-se de uma transmutação do Conservatório de Música do Rio Grande, criado em 1º de abril de 1922. Ao agregar atividades além da música, em 1965 a instituição tornou-se o que é hoje.

    Oferece ensino de arte nas áreas de Música, Dança e Artes Plásticas para o exercício consciente da cidadania e profissionalização de seus mais de 400 alunos. São oferecidas cerca de 20 modalidades entre cursos, oficinas e atelier trabalhadas por 24 profissionais, apoiados pela Associação de Amigos da EBAHL.

     




    Comentários

    5 comments

    1. jorge martinez

      Infelizmente mais uma obra como todas em Rio Grande pela metade. Tudo mito bonito, mas qual o signifcado da valeta que ficou entre a obra e o estacionamento do shopping? Que por sinal com as chuvas está desmoronando para dentro da vala cheia de água…

    2. Rafael

      Sr. Jorge Martinez, não sei se chegastes a ver na esquina ali perto de onde será construído o Hotel Ibis que fará parte do complexo do Shopping tem um lago artificial. Aquele lago serve para em dias que tem muita chuva receber todo o excesso de água, esse lago tem como extensão justamente esse “canal” em frente a Escola de Belas Artes. Em épocas de pouca chuva já vi ele sem água nenhuma e ultimamente tenho visto cheio devido as chuvas, mas a finalidade é essa mesmo.

      • jorge martinez

        tche tudo bem ate nao sabia disso mas nao concordo com tal maneira de eliminar a agua do local aquela valeta em frente a escola de belas artes para mim e ridicula alem de ja estar prejudicando a pavimentaçao do shopping fui estacionar ali e desisti pois o piso tinha cedido gastam um monte de dinheiro em uma obra e fazem uma coisa dessas isso sem falar em outras coisas que vi no shoping

        • Rafael

          Sr. Jorge Martinez, no site http://www.pracariograndeshopping.com.br tem o endereço de e-mail deles, link do face e telefones de contato. Eu mesmo quando não gostei de algo no shopping já liguei e dei minha opinião, foram bem receptivos. Já que eles são os donos e administradores o bom é sugerir diretamente. Concordo que eles precisam melhorar ali até porque daqui a pouco vai prejudicar a estrutura daquela parte do estacionamento. Não acredito que eles depois de gastar tanto num empreendimento gigante pra ser o maior shopping da região queiram deixar a desejar. Vamos cobrar sempre, assim ganhamos todos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.