O arroz faz parte das refeições diárias dos brasileiros há muitos anos, mas com o tempo deixou de ser visto apenas como um alimento simples. Graças à introdução de diferentes variações do grão e da popularização de novas formas de consumo, o item ganhou uma nova posição no mercado que destaca as várias combinações possíveis, seu valor nutricional e até seu aspecto sofisticado para ganhar espaço no consumo premium.
Há menos de 50 anos, o produto era vendido só a granel no país, mas hoje as marcas se diferenciam nas embalagens, sabores e inovações. Além de ser promovido como um complemento da refeição, o arroz também é vendido como um prato completo, caso, por exemplo, dos inúmeros risotos e do arroz carreteiro. Lançamentos que exploram atributos como praticidade estão entre as opções disponíveis no mercado.
A Josapar está no mercado há 90 anos e investe em tipos de arroz do Brasil e do exterior, como a variedade da cozinha japonesa Nikkoh, para evidenciar que o produto pode ser bem mais do que o tradicional arroz agulha, conhecido como branco. “Há quase 10 anos, a Josapar diversifica a sua linha de produtos na categoria arroz para oferecer mais opções aos consumidores. Além da facilidade no preparo, as pessoas estão cada vez mais interessadas por alimentos com maior valor nutricional”, destaca Bianca Maraninchi, Gerente de Marketing da Josapar, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Diferentes sabores e modos de preparo
A marca Tio João é a principal da empresa e tem em seu portfólio linhas com diferentes atributos visando o consumo, principalmente, das classes A e B. Os prontos, semi-prontos e o tipo “boil in bag”, que requer apenas uma panela com água, sal e dispensa a necessidade de refogar, são voltados para as pessoas que passam o dia inteiro fora e, por isso, buscam praticidade.
Para atingir os consumidores com diferentes sabores e opções, a marca aposta nas linhas Cozinha Fácil e Cozinha e Sabor. A primeira traz versões do arroz como complemento de pratos, com, por exemplo, brócolis ou ervas finas, e a segunda foca em refeições completas, que têm entre as opções Arroz com Galinha e Risoto à Parmigiana.
A ampliação de produtos oferecidos também pretende atender aos novos hábitos de consumo dos brasileiros. “A maior tendência que vemos hoje é a conscientização da importância de uma boa alimentação para a saúde. A empresa está investindo nisso com a linha Sete Grãos Integrais, que é rica em minerais, fibras e outros nutrientes”, explica Bianca Maraninchi.
Há menos de 50 anos, o produto era vendido só a granel no país, mas hoje as marcas se diferenciam nas embalagens, sabores e inovações. Além de ser promovido como um complemento da refeição, o arroz também é vendido como um prato completo, caso, por exemplo, dos inúmeros risotos e do arroz carreteiro. Lançamentos que exploram atributos como praticidade estão entre as opções disponíveis no mercado.
A Josapar está no mercado há 90 anos e investe em tipos de arroz do Brasil e do exterior, como a variedade da cozinha japonesa Nikkoh, para evidenciar que o produto pode ser bem mais do que o tradicional arroz agulha, conhecido como branco. “Há quase 10 anos, a Josapar diversifica a sua linha de produtos na categoria arroz para oferecer mais opções aos consumidores. Além da facilidade no preparo, as pessoas estão cada vez mais interessadas por alimentos com maior valor nutricional”, destaca Bianca Maraninchi, Gerente de Marketing da Josapar, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Diferentes sabores e modos de preparo
A marca Tio João é a principal da empresa e tem em seu portfólio linhas com diferentes atributos visando o consumo, principalmente, das classes A e B. Os prontos, semi-prontos e o tipo “boil in bag”, que requer apenas uma panela com água, sal e dispensa a necessidade de refogar, são voltados para as pessoas que passam o dia inteiro fora e, por isso, buscam praticidade.
Para atingir os consumidores com diferentes sabores e opções, a marca aposta nas linhas Cozinha Fácil e Cozinha e Sabor. A primeira traz versões do arroz como complemento de pratos, com, por exemplo, brócolis ou ervas finas, e a segunda foca em refeições completas, que têm entre as opções Arroz com Galinha e Risoto à Parmigiana.
A ampliação de produtos oferecidos também pretende atender aos novos hábitos de consumo dos brasileiros. “A maior tendência que vemos hoje é a conscientização da importância de uma boa alimentação para a saúde. A empresa está investindo nisso com a linha Sete Grãos Integrais, que é rica em minerais, fibras e outros nutrientes”, explica Bianca Maraninchi.
Fonte: Ana Paula Hinz, do Mundo do Marketing
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