Verderis Bioenergia anuncia instalação em Rio Grande

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 14, na sala de reuniões da Prefeitura, o diretor administrativo da Verderis Bioenergia LTDA, Tjitte van der Werf e o representante local da empresa, Marco Aurélio Duarte Nogueira foram recepcionados pelo secretário para assuntos Extraordinários, Gilberto Pinho e pela secretária municipal do Meio Ambiente, Mara Núbia Cézar Oliveira.

Durante o encontro, os diretores anunciaram que a empresa holandesa, a partir do primeiro semestre do ano que vem, deverá implantar um projeto de produção de bioenergia no Distrito Industrial. Há cerca de cinco anos o Executivo Municipal, vem realizando várias reuniões com os empresários holandeses no sentido de atrair mais este empreendimento para o Município. 

Representantes da administração municipal acompanharam todo o trâmite de licenciamentos e aquisição da área para instalação. Em 2008, o até então prefeito Janir Branco assinou em nome do Município um protocolo de intenções com o diretor da empresa Verderis , Floris Kleemans, e o representante da Agência Comercial Holandesa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Tjitte van der Werf.

O empreendimento da Verderis tem o objetivo de fornecer energia renovável (biomassa), seja a partir de resíduos orgânicos de outros processos, por exemplo serrarias, como também a partir de cultivação para fins energéticos. A empresa juntará interesses ambientais e energéticos. A fábrica de briquetes transformará serragem, que hoje representa um passivo ambiental, em meios de energia com um processo de queimas tão eficiente quanto as fontes fósseis (carvão, óleo, gás) e muito melhor que outras fontes renováveis como lenha e cavaco. Depois da fabricação de briquetes virão os pellets, que podem ser transformados em granel, tanto para o mercado doméstico, como para exportações. 

As fases seguintes terão um impacto ainda mais significativo. A captação de CO² em piscinas de algas será um meio para combater as emissões das indústrias no Distrito Industrial da cidade, enquanto a cultivação de algas nas águas na região oferece uma oportunidade difícil de estimar, com geração de empregos. O RS oferece ótimas condições para colocar este tipo de tecnologia em prática, o que pode tornar o Estado um líder no cenário mundial no fornecimento de biomassa. 

As negociações ainda deverão ser consolidades no final de janeiro do próximo ano, quando o diretor geral da empresa, Floris Kleemans, estará mais uma vez visitando o Município. O prefeito Fábio Branco considerou fundamental o anúncio. “É importante a diversificação de segmentos da economia do Município, e esse anúncio está vindo ao encontro deste objetivo”, concluiu o prefeito. O empreendimento deverá ser implantado em um terreno localizado na Rua B do Distrito Industrial.

________________________________________________________  
Curta o Blog no Facebook 

Siga o Blog no Twitter
Receba as atualizações do Blog no seu e-mail (newsletter)   

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.