Dia 23: das 19h30m às 22h15m
Dia 24: das 08h30m às 12h00m e das 13h30m às 16h15m
Carga horária: 10 horas/aula
Objetivos:
* Proporcionar aos participantes a atualização de conceitos, ferramentas e práticas em logística;
* Conhecer as ferramentas que possibilitam a assimilação e ordenação do conhecimento sobre o processo de planejamento logístico, compreendendo a definição do negócio em relação aos diversos ambientes com os quais transaciona e sua implicação na cadeia de suprimento;
* Desenvolver e ampliar a capacitação empresarial e gerencial sob o enfoque do planejamento e operacionalização de processos logísticos integrados.
Público-Alvo:
Empresários, profissionais das diversas áreas funcionais da Logística como administração de transporte, armazenagem, estoques, compras e processamento de pedidos e que buscam utilizar a logística empresarial como ferramenta de redução de custos e aumento de competitividade na cadeia de suprimentos.
Professores:
Adm. Daniel Martin – Administrador de empresas com mais de 10 anos de experiência em cargos gerenciais atuando em empresas de grande porte, tais como Expresso Mercúrio, Grupo RBS, Planalto Encomendas e Braspress, reúne as melhores práticas no mercado de logística no que tange à gestão de equipes, planejamento de operações, otimização de recursos, utilização de ferramentas gerenciais, atendimento ao cliente e metas comerciais. Graduado em Administração de empresas pela FAPCCA (Porto Alegre-RS), com Extensão em Logística pela UNICAMP (Campinas-SP) e MBA em Logística pela FGV (Porto Alegre-RS), é professor de pós-graduação em Logística pela Uniasselvi de Passo Fundo-RS. Ministra cursos in company e palestras de natureza técnica com teor motivacional, capacitando equipes e atualizando gestores, trazendo o referencial teórico juntamente com a prática de mercado.
Eng. Fernando Marques – com mais de 20 anos de experiência em empresas de pequeno, médio e grande porte com foco nas áreas administrativa, comercial e marketing; possui sólida vivência em planejamento, estruturação e implantação de programas de desenvolvimento administrativos, comerciais e de marketing; graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas; especialista em Marketing pela ESPM; exerceu funções de diretoria executiva e gerência em empresas privadas como Josapar, Saman e IBI Participações; foi técnico do SEBRAE e professor do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Atlântico Sul nas disciplinas de Marketing Internacional, Administração de Marketing, Transportes Internacionais e Gestão da Tecnologia; atualmente é palestrante e consultor de organizações privadas e entidades, nas áreas de motivação, liderança, atendimento, vendas, marketing e gestão de pessoas; possui sólida experiência em negociações para desenvolvimento de mercados nacionais e internacionais, formação de equipes no Brasil e Mercosul e condução de negociações especiais em redes de varejo, atacados e distribuidores de pequeno, médio e grande porte.
Convidado Especial:
Adm. Vinicius Colvara – Atual Gestor de Logística Regional Sul do Grupo Marfrig, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pelotas; Pós Graduado em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV RS);Já atuou como executivo em empresas de grande porte, tais como Grupo Avipal, Sadia, Planalto Transportes. Como Consultor de Logística atuou em empresas como Bottero Calçados, Crysalis Calçados, Caimi & Liaison, Summit entre outras. Com mais de 10 anos de atuação na área, traz a experiência e o relato de estar à frente da Logística de uma das maiores empresas do País, mostrando as melhores práticas, conceitos e como a ferramenta logística pode se tornar um diferencial estratégico dentro das empresas.
Conteúdo Programático:
Módulo 1:
Conceitos Logísticos e Competitividade
• Fases da logística;
• O ambiente logístico atual;
• A Logística como vantagem competitiva;
• O Custo Logístico;
• Modais de transportes;
• Indicadores;
• RFID (Novas tecnologias);
• Trade-off logístico;
Módulo 2:
A Era do Cliente
• O novo mercador;
• Ambiente de competitividade;
• O que é negociação;
• Etapas da negociação;
• Importância da negociação;
• Vantagens e desvantagens;
• Elementos fundamentais;
Módulo 3:
Tipos de Cadeias de Suprimentos
• A evolução da Armazenagem;
• Alternativas de Armazenagem;
• Sistemas de verticalização de Armazéns;
• Equipamentos de movimentação;
• Endereçamento;
• Transportadores;
• Atividades de um CD (Centro de distribuição);
• Automação no CD (Centro de distribuição);
• Operações especiais (x-docking; transit-point; merge-in-transit);
• Tipos de picking;
• Tipos de lay-out;
• Otimização de lay-out.
Módulo 4:
Desenvolvimento de Líderes
• Estratégias de liderança;
• Rotinas gerenciais;
• Reuniões de trabalho (planejamento e dinâmicas);
• Desenvolvimento de liderados;
• Importância do acompanhamento profissional;
• O líder coaching;
• Elementos fundamentais para um bom ambiente de trabalho;
• O entendimento do valor humano;
• Gestão de pessoas;
• Relacionamento interpessoal;
Módulo 5:
Análise de case + Dinâmica de grupos
Módulo 6:
Operações Especiais em Transporte
• Roteirização;
• Cross-Docking;
• O Just in time e sua influência na distribuição;
• O estoque sobre rodas;
• Roteirização, princípios básicos; • Cross Docking; • Transit Point; • Merge in Transit; • Fullfillment;
• Milk-run; • HUB.
Metodologia: prática, dinâmica, participativa, vivencial, através de exposição interativa e exercícios.
Investimento:
• Inscrições realizadas até dia 19 de novembro: R$ 320,00 a vista ou R$ 360,00 – em 02 x R$ 180,00 • Inscrições realizadas após dia 19 de novembro: R$ 390,00 a vista ou R$ 440,00 – em 02 x R$ 220,00
Local: Hotel Curi – Rua Gen. Osório 719 – Pelotas/RS
Inscrições: Solicite sua inscrição pelo email fernando@fmarket.com.br .
OBS: Desconto especial para grupos de participantes da mesma empresa. Consulte!
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