A posse do auditor-fiscal Fernando Lorea de Lorea foi realizada na tarde desta segunda-feira, na Delegacia da Receita Federal em Pelotas.
Na tarde desta segunda-feira (26/08), foi realizada a cerimônia de posse do novo delegado da Receita Federal do Brasil em Pelotas. A Portaria de nomeação do auditor-Fiscal FERNANDO LOREA DE LOREA foi publicada no Diário Oficial da União do dia 08/08/2024.
A posse foi conduzida pelo Superintendente da Receita Federal do Brasil na Décima Região Fiscal, auditor-fiscal Altemir Linhares de Melo, da Superintendente-Adjunta, auditora-fiscal Maria Angélica Flores Orth e do auditor-Fiscal Juliano Rigatti Campeol, que esteve à frente da unidade no período de 02 de setembro de 2021 a 07 de agosto de 2024.
Fernando Lorea de Lorea é natural de Porto Alegre, mas com residência em Pelotas desde a infância. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Direito, pela Universidade Federal de Pelotas.
O delegado que assume a DRF/Pelotas, nesta data, ingressou na Secretaria da Especial da Receita Federal do Brasil em 04/07/1995, no cargo efetivo de auditor-fiscal, com exercício na Receita Federal em Santo Ângelo. Passou pelas Inspetorias de Porto Xavier e Jaguarão. Em março de 1998 foi transferido para Pelotas, atuando em atividades vinculadas à arrecadação e Orientação Tributária. Lorea atuou como chefe de Seção e foi responsável pelo Plantão Fiscal e desde setembro de 2021 exercia a função de Delegado-Adjunto da Receita Federal em Pelotas.
Lorea conduzirá uma unidade da Receita Federal que possui uma longa história, que remonta ao Império brasileiro. Sua Mesa de Rendas foi criada em 1859 e habilitada para o comércio exterior em 1878, passando a ser uma Alfândega em 1906. Com a criação da Receita Federal, em 1968, passou a Delegacia, denominação que carrega até hoje.
Em 1935, durante o primeiro governo constitucional de Getúlio Vargas, quando o ministro da Fazenda era um pelotense, foi construído o primeiro prédio da Alfândega em Pelotas e lá, permanecemos instalados até a inauguração deste prédio, que ocorreu em 28 de abril de 1998.
.
Sob sua responsabilidade, estará a condução de uma equipe formada por 113 servidores, e uma jurisdição que abrange trinta e quatro (34) municípios da região. A Delegacia da Receita Federal em Pelotas possui duas unidades aduaneiras, as Inspetorias em Bagé e Jaguarão, e um Posto da Receita Federal em Camaquã.
.
Para o novo titular, este é mais um desafio na sua carreira profissional, frente à Receita Federal do Brasil: ” A Receita Federal tem desempenhado um papel crucial na construção de um país mais justo e desenvolvido. Nossa história é marcada por desafios superados a cada dia e pelo compromisso inabalável com a legalidade e a transparência. É nossa responsabilidade continuar esse legado e buscar sempre a melhoria contínua, juntamente com a colaboração dos órgãos parceiros. Estamos em um momento de transição na receita e comprometo-me a trabalhar para garantir que esta Delegacia continue a ser um pilar de confiança para a sociedade, e colabore com os esforços para que a Receita Federal atinja a sua missão institucional de servir a sociedade buscando combater a sonegação fiscal e atingir a justiça social. “
.
Comunicação Institucional RFB
Cidadania Fiscal
Delegacia da Receita Federal do Brasil em Pelotas