SUPERMERCADO GUANABARA REDUZ PERDAS FINANCEIRAS COM DIVERGÊNCIA DE PREÇOS EM MAIS DE 30% COM NOVAS TECNOLOGIAS

Nova loja do Guanabara em Pelotas. Foto: Divulgação

A rede de supermercados adotou o App Minha Gestão de Lojas combinado com o código 2D Padrão GS1, a fim de melhorar o processo de auditoria dos preços dos produtos nas gôndolas

A rede Supermercado Guanabara, contou com as soluções da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, para superar um dos maiores desafios de seu negócio: a divergência entre os preços dos produtos nas gôndolas e os cadastrados nos sistemas. A partir da implementação do App Minha Gestão de Lojas, combinado ao uso dos códigos 2D, o GS1 DataMatrix, a empresa reduziu em mais de 30% as perdas financeiras causadas por essas diferenças de preços. Com dez lojas instaladas no RS, Pelotas, Rio Grande e São Lourenço, um centro de distribuição e duas centrais de produção, a companhia conta com cerca de 230 check outs.

“Uma das maiores dores que encontramos no dia a dia dos consumidores são as diferenças de preços quando vamos passar no caixa do supermercado. Porém, esse problema também implica em perdas para o varejista, uma vez que precisamos assumir essa divergência no caixa. Por isso, foi fundamental a implementação dessa solução de realidade aumentada para os processos de auditoria das gôndolas, junto do uso do GS1 DataMatrix, que garantem maior padronização e volume de informações do produto nos sistemas. Acreditamos que até o final do ano teremos praticamente zerado a divergência de dados entre as gôndolas e os sistemas”, afirma Simone Abreu, Gerente TI do Supermercado Guanabara.

O App Minha Gestão de Lojas, da TOTVS, possui um módulo de auditoria de preços com realidade aumentada, em que os colaboradores conseguem escanear as prateleiras e os produtos a partir dos smartphones e, de forma rápida, obter um aviso sobre quais são os preços incorretos ou etiquetas antigas. A partir dessa nova dinâmica de trabalho, o Supermercado Guanabara também quadruplicou a produtividade, reduzindo em 70% o tempo de auditoria nas gôndolas. Os colaboradores passaram a realizar a vistoria de quatro seções por dia, um processo que anteriormente dedicava-se o dia para uma seção e cerca de 43 dias para fazer uma loja completa, sendo que agora uma loja é auditada em 10 dias.

“Já faz um tempo que sentimos a necessidade de inovar e dar passos maiores. Por isso, buscamos no mercado parceiros estratégicos, a fim de ter os benefícios desse investimento e inovação em produtos, serviços e recursos. Neste projeto, com a TOTVS e a GS1, tivemos muitos ganhos. Pudemos perceber a satisfação dos colaboradores na execução das atividades, visto que é um processo muito mais rápido e fácil, e a confiança do nosso cliente, que não tem surpresas no momento da compra”, reforça Simone.

Para o diretor de produtos do segmento de Varejo Supermercados da TOTVS, João Alberto Giaccomassi, é uma enorme conquista poder observar todos os resultados práticos deste projeto. “O Supermercado Guanabara já confiava na TOTVS, fazendo uso das tecnologias da empresa para o setor de supermercados. Por isso, precisávamos manter o nível de entregas e até mesmo superar as expectativas do cliente. Ampliar em 400% a produtividade dos colaboradores e obter uma redução de perdas financeiras de 30% são excelentes resultados, que só o uso de realidade aumentada e a mobilidade do aplicativo da TOTVS poderia proporcionar”, destaca Giaccomassi.

Para saber mais sobre o portfólio de soluções da TOTVS para o segmento de Varejo Supermercados, acesse.

Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para empresas, a TOTVS possui mais de 70 mil clientes. Indo muito além do ERP, oferece tecnologia completa para digitalização dos negócios com foco em 3 dimensões: Gestão, com sistemas para automatizar processos das atividades fim e todo backoffice da operação; Techfin, oferecendo serviços financeiros personalizados por meio dos seus sistemas; e Business Performance, com soluções para as empresas venderem mais e crescerem. Nos últimos 5 anos, a companhia investiu aproximadamente R$ 2,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para atender, de maneira cada vez mais especializada, empresas de 12 segmentos da economia, tornando-se um trusted advisor de seus clientes. A TOTVS acredita no “Brasil que FAZ” e apoia o crescimento sustentável de milhares de negócios e empreendedores em todo país e em outras diversas regiões da América Latina. Para mais informações, acesse o site.

Comentários