ESPECIAL DE DOMINGO: CRIAR-LAB, DO PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO, ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE ROBÓTICA

    As atividades de 2023 no Laboratório de Criatividade e Inovação apoiadas pelo uso da IA (Criar-Lab), do Pelotas Parque Tecnológico, serão iniciadas em fevereiro com a realização de uma iniciativa inédita e exclusiva: a oficina “Volta às Aulas”, de construção de robô que segue linha. Voltada para alunos com idade igual ou superior a 13 anos de idade, a oficina acontecerá nos dias 27 e 28, das 13h30 às 17h30, e requer o investimento de R$145,00. As inscrições são limitadas a apenas 10 vagas, e podem ser feitas através do formulário on-line, disponível em: bit.ly/volta-as-aulas-criarlab.  

    Tiago Primo, Diretor de Inovação do Pelotas Parque Tecnológico, destaca que um dos principais objetivos do Criar-Lab é estimular a inovação nas práticas de ensino, atuando através do “aprender fazendo” (Learn by Doing). “Incentivar a robótica como apoio às atividades escolares é um movimento mundial, e nós não podemos ficar à margem. Precisamos prover aos nossos alunos a oportunidade de se transformarem em profissionais que farão a diferença e a transformação em suas comunidades no futuro”, explica o Diretor.

    O valor do investimento da oficina inclui o Kit Robótica, de montagem do robô, e um certificado de conclusão. Ao final das atividades, os participantes também poderão levar para casa todo o material utilizado durante o aprendizado. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do e-mail: criarlabpelotas@gmail.com.

    A oficina “Volta às Aulas” é uma realização do Pelotas Parque Tecnológico, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas e coordenação técnica do Elimu Social.

    Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
    O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

    Comentários