COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 08.11.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Retomada – O RS começa a voltar a exportar gado vivo. Oito mil e duzentas cabeças de foram embarcadas entre os dias 26 e 27 de outubro, em Rio Grande. A operação, que aconteceu no cais multipropósito RIG 19, envolveu o navio RAMI M e tem como destino o Porto de Iskenderun, localizado na costa mediterrânea da Turquia. Em 2022, o Porto do Rio Grande realizou duas operações semelhantes nos meses de março e abril, quando 2.958 animais foram carregados com destino ao Egito, a bordo dos navios Hajh Amina e Atlantic Rose, respectivamente.

***

Aniversário – A celebração do aniversário de 6 anos do Pelotas Parque Tecnológico reuniu autoridades, comunidade, parceiros e conselho na semana passda em uma cerimônia marcante para as ações dos próximos anos. A solenidade contou com o lançamento do projeto Pelotas Parque Sustentável, a inauguração de novidades, como a usina de minigeração de energia fotovoltaica e o Criar-LAB – Laboratório de Inovação, a premiação do concurso da marca do laboratório, além da posse dos novos representantes do Conselho de Administração (Consad – Tecnosul) para a gestão 2022/2025. Os convidados também presenciaram a inauguração da continuação da Linha do Tempo do Parque com as ações realizadas de setembro de 2021 a setembro de 2022.

***

Comércio – A nova gestão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), eleita no último mês, reuniu-se para confraternizar e dialogar sobre os principais objetivos dos próximos anos. Entre as novidades, esteve a mudança de Enio Antônio Ludke Ferreira e Oswaldo Gaspar da Fonseca do Conselho Gestor para o Conselho Consultivo, e de Luciana Silveira da Silva e Gustavo Siqueira Gularte do Consultivo para o Gestor. A CDL Pelotas, que em 2023 completará 60 anos, é comandada por um Conselho Gestor, renovado anualmente, e atua em conjunto com o Conselho Consultivo, eleito a cada dois anos. O momento de celebração entre os conselheiros também inspirou reflexões sobre a atuação da entidade e como fortalecer ainda mais a importância do associativismo.

***

Inovação – Na última semana a Vetorial foi uma das empresas escolhidas em Rio Grande para conhecer o projeto Cidade Inovadora. A visita contou com a presença de Paulo Renato Rizzardi, Consultor da Cidade Inovadora, Paola Liziane Silva Braga, Superintendente de Projetos Especiais e Inovação na Prefeitura Municipal do Rio Grande, e Guilherme Estima Schuch, Assessor de Gestão da Prefeitura Municipal do Rio Grande, que foram recebidos pelo Head Corporativo da Vetorial Tecnologia, Joares Rodrigues, e os Gestores de Projetos, Tecnologia e Inovação, Thiago Damas e Mauro Lages. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal do Rio Grande, FURG e Sebrae para fomentar o ecossistema de inovação na cidade, modernizar os serviços públicos, atrair investimentos, estimular o empreendedorismo e gerar mais desenvolvimento e qualidade de vida. A visita na sede da Vetorial teve como objetivo apresentar o projeto e reforçar o relacionamento com a empresa, que também é uma das mais engajadas na inovação e tecnologia em Rio Grande.

***

Até a próxima!

Comentários