COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 27.09.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Aero I – A CCR – concessionária do Aeroporto de Pelotas – iniciou debates para implementar um plano de ampliação dos serviços aéreos em Pelotas e também do terminal, redimensionando espaços, como o saguão de embarque, e inserindo estabelecimentos comerciais no local. Também foi pauta da reunião as características turísticas do município que, devido à tradição doceira e ao patrimônio histórico, reconhecidos nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fomentam o investimento em turismo em Pelotas e na região sul. Atualmente o aeroporto possui voos semanais da Azul Linhas Aéreas, ligando a cidade a Porto Alegre, e também rotas semanais da Gol Linhas Aéreas, até Guarulhos, em São Paulo, inaugurados no começo do ano. A CCR também manifestou o intuito de manter a parceria com o Município, garantindo a permanência da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Frederico Ozanan no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto.

***

Aero II – A empresa austríaca DIAMOND deverá instalar uma fábrica de aviões em Guaíba. O anúncio foi feito na última terça-feira, 20.09, ao governador Ranolfo Vieira Júnior. O investimento pode chegar a R$ 300 milhões e oportunizar cerca de 1,3 mil vagas de emprego aos gaúchos. Além da montagem de aviões e fabricação de peças, a unidade vai ter pesquisa e desenvolvimento junto com a transferência de tecnologia. A empresa está no mercado aeronáutico desde 1967 e negociou 47 aeronaves nos últimos cinco anos. Entre os veículos, estão aviões e helicópteros destinados a polícias, com fuselagem blindada e sistema de monitoramento com sensores diurno, noturno e infravermelho. Um dos helicópteros tem uma câmera capaz de captar a placa de um carro a quase 200 metros de altura. O plano inicial é a montagem final de uma aeronave. O primeiro avião a ser fabricado em Guaíba será o bimotor DA62. O modelo da fabricante Diamond, controlada por um grupo chinês, é um executivo de sete lugares que funciona com querosene de aviação comum. A previsão é de que a produção inicie em 2025.

***

Aniversário – Educar, emocionar e mudar positivamente a vida da população gaúcha é o compromisso de Sesc e Senac no RS. As instituições, braços sociais da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS, comemoraram, no último dia 13 de setembro, 76 anos de atuação em prol da comunidade gaúcha. Entre as principais entregas, estão os quase 90 mil alunos que passaram pelo Senac-RS somente neste ano, totalizando mais de 7 milhões de pessoas capacitadas em sete décadas de atuação. Nos cursos Técnicos EAD, nível de ensino no qual a instituição é referência no País, são, atualmente, 68 mil alunos ativos. Nos cursos de idiomas, a instituição conta com mais de 4 mil estudantes em todo o RS.

***

Carros – Duas mil unidades da caminhonete dos modelos Hilux e SW4 da Toyota foram desembarcadas na semana passada, no Porto do Rio Grande. Os veículos estavam a bordo do navio Roll-on Roll-off Taipan, que atracou no cais público rio-grandino, vindo do Porto de Zarate, na Argentina. A operação de desembarque teve início no período da manhã e se estendeu ao longo da tarde, mobilizando diversos profissionais. De Rio Grande, os veículos serão encaminhados ao Centro de Distribuição da marca japonesa, localizado em Guaíba. O navio deve deixou Rio Grande na madrugada de da última terça-feira. De forma simultânea, foram sendo embarcados 311 veículos do modelo Onix, da montadora Chevrolet, os quais foram destinados ao o Porto de Cartagena, na Colômbia. Demais cargas rodantes, como tratores, usinas móveis de asfalto e duas carrocerias de ônibus sem chassi também foram embarcados. No total foram embarcados pelo Porto do Rio Grande 11.347 automóveis, no período de janeiro a agosto, enquanto desembarcaram outros 2.020 ao longo do ano.

***

Atlas – Produzido desde 1998, o tradicional Atlas socioeconômico do Rio Grande do Sul ganhou nova versão neste mês. Publicação eletrônica da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) com informações especializadas sobre a realidade socioeconômica do Estado, ela contempla dados de cinco macroáreas (Infraestrutura, Meio Ambiente, Demografia, Indicadores Sociais e Economia), com destaque na versão de 2022 para os conteúdos de Logística de Transportes, Demografia, Desastres Naturais e sobre a difusão da Covid-19 no RS. Entre as atualizações, no conteúdo elaborado sobre Logística de Transportes o Atlas aponta a concentração existente no modal rodoviário, que responde por aproximadamente 88% do total transportado no Estado, enquanto no Brasil a participação é de 65%. Para acessar o Atlas faça a busca através do site: https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/inicial

***

Até a próxima!

Comentários