COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL – DIÁRIO DA MANHÃ – 20.09.2022

Caminhos da Zona Sul__________________________Paulo Gastal Neto

Micros – O pequeno negócio é peça-chave do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Segundo dados da Receita, o país registrou um recorde de novos pequenos negócios em 2021 – mais de 3,9 milhões de empreendedores, balanço divulgado na semana passada. É nesse setor também onde tem ocorrido a geração do maior volume de vagas de emprego no país: as micro e pequenas empresas responderam por sete em cada dez postos de trabalho formais criados em julho, indica levantamento do Sebrae. Por isso, é necessário a máxima efetividade das políticas públicas voltadas para esse segmento. Nesse sentido, é recomendável que o governo federal se aproxime do setor e estabeleça amplo diálogo sobre suas necessidades, identificando as questões a serem priorizadas. O Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, é hoje uma das principais arenas de discussão e tem o objetivo de encaminhar à secretaria propostas que visam garantir o tratamento favorecido e diferenciado às micro e pequenas empresas.

***

Nota 10 – Os empresários da indústria são engajados quando o assunto é investimento. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), os industriais são responsáveis por 68,6% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento. Um outro levantamento da CNI aponta que quase oito em cada dez grandes indústrias fizeram investimentos no anos passado, o maior percentual desde 2014.

***

Despedida – No dia 08 deste mês, os integrantes do Conselho de Administração do Tecnosul – Parque Científico e Tecnológico (Consad) se reuniram na sede do ambiente de inovação e de forma remota para realizar a última reunião ordinária da gestão vigente, que foi eleita para o ciclo de 2019-2022. Entre os principais assuntos abordados pelos conselheiros, foi realizado um balanço com a apresentação do relatório de gestão do triênio, prestação de contas e parecer do CONFIS, a atualização de procedimentos sobre o projeto HUB de Saúde e Biotecnologia, processos eleitorais do Consad para a gestão de 2022 a 2025 e assuntos gerais. Participaram da reunião os membros do Consad: Mauro Meirelles, Presidente do Consad e representante de empresas consolidadas; Gilmar Bazanella, Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação da Prefeitura de Pelotas; Felipe Marques, Vice-Presidente do Consad e representante da UFPel; Vinicius Campos, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel; Vinicius Martins, Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul; Fábio Neves, Coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional da UCPel; Mariângela Iturriet, Diretora da Escola Senac Pelotas e da Faculdade Senac Pelotas; André Coelho, Diretor de Tecnologia e Inovação da Associação Comercial de Pelotas (ACP); Júlio Centeno da Silva, pesquisador da Embrapa; Sérgio Santi, Diretor da regional Pelotas do Seprorgs;  Leonardo Reichow e Luiz Carlos Silva, representado empresas não residentes.

***

Embrapa – No último 08.09 teve início a divulgação dos boletins informativos do Sistema de Alerta para a mosca-das-frutas. O objetivo do projeto, liderado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas), é dar orientações para o produtor de pêssego sobre o manejo desse inseto-praga durante a safra na região de Pelotas. Após onze anos, esta foi a primeira vez que os locais de monitoramento foram alterados. A mudança ocorreu em quatro das cinco propriedades monitoradas. Em Pelotas, a localidade de Rincão da Cruz foi substituída pela Colônia São Manoel, a Santa Áurea pelo Rincão da Caneleira e a Vila Nova pelo Rincão do Andrade. Já no município de Morro Redondo/RS, a Colônia Colorado foi substituída pela Colônia Santo Domingo. Em Canguçu/RS, a propriedade foi alterada, mas a região da Glória foi mantida. Ao todo, são cinco estações, com cinco armadilhas cada, totalizando 25 armadilhas. A ideia é manter a amostragem representativa de toda essa região geográfica produtora de pêssego no entorno de Pelotas e arredores.

***

Congresso – A Yara marcou presença no 9º Congresso Brasileiro de Fertilizantes (CBFer) que se realizou no mês passado em São Paulo. Promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), o encontro reuniu especialistas, líderes de organizações e representantes do mercado para debater ao longo de um dia os desafios do setor no presente e no futuro. Marcelo Altieri, SVP da Yara Brasil, mediou o painel ‘Fertilizantes e a Segurança Alimentar’, temas tão urgentes e conectados ao momento em que vivemos, ao lado de Roberto Rodrigues, ex-ministro e coordenador do FGVAgro, e Rafael Zavala, representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

***

Até a próxima!

Comentários